Publicada em: 14/03/2008 - 222 visualizações

Rose França inaugura Universidade Popular

Rose França inaugura Universidade Popular (14/03/2008 00:00:00)
 

Rose França inaugura Universidade Popular

       “A educação ainda é um dos pilares mais frágeis de nosso país. É preciso muito trabalho e vontade política para que essa realidade mude. A minha proposta é proporcionar um ensino de qualidade a preços acessíveis para a população de baixa renda que deseja e sonha em ingressar no curso superior”. O discurso foi da vereadora Rose França (PTB) que inaugurou, nesta quinta-feira, 13/03, uma forma alternativa para o ensino superior, a Universidade Popular, através do ensino à distância. A idéia foi trazer para Juiz de Fora um novo conceito em educação.
       
       Numa solenidade simples, Rose revelou “ser um sonho e uma missão cumprida” instalar na cidade a instituição e garantiu que continuará buscando parcerias para que o projeto seja levado para vários bairros do município.
       
       Para o secretário de Turismo do Governo Bejani, Ricardo Luiz Monteiro Francisco, a iniciativa precisa ser aplaudida, “pela coragem e esforço” em proporcionar um mecanismo de educação que atinja toda a população. Ele ainda elogiou a vereadora dizendo que a Universidade Popular irá democratizar o ensino, levando qualidade para quem quer se formar num curso superior.
       
       Rose França explicou que desde o começo de seu mandato como vereadora tem buscado uma forma nova e conceitual para o setor de educação do município, principalmente para a população carente. Não ter acesso à educação faz parte da realidade de boa parte da população brasileira “e isso, cabe a nós, legisladores, propor formas de mudança”.
       
       A rede Educon (Tecnologia em Educação Continuada), já soma mais de 80 mil alunos em todo o país, rompendo com as formas de subjetivação que sustentam o modelo atual de ensino superior. A Universidade Popular é um movimento autônomo que atua na luta pela democratização do ensino no Brasil, dando aos trabalhadores de baixa renda uma oportunidade. Os cursos se diferenciam dos convencionais em diversos aspectos, que vão desde o projeto político-pedagógico e a auto-gestão ao material didático apresentado.
       
       O aluno participa de forma presencial, mas não seqüencial das aulas, sem abandonar a lógica do processo pedagógico construtivista. A Educon oferece cursos de graduação em Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciências Contábeis, Matemática, Pedagogia, Serviço Social e Letras com bacharelado em português e espanhol. Além disso, a Rede oferece pós-graduação em Educação e Direito e quatro cursos de MBA.
       
       Durante a solenidade, a primeira turma do Curso de Serviço Social fez uma homenagem a Rose França, que ficou emocionada com a surpresa feita pelos estudantes.
       
       Mais informações pelo telefone: 3691-4706.

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade