|
Vereadores se reúnem com moradores da região do Grajaú O trabalho dos vereadores em favor da cidade foi reconhecido pelos moradores do Alto Grajaú, Grajaú e Vitorino Braga, durante a Câmara Itinerante realizada quinta-feira (13/03), na Escola Municipal Murilo Mendes. Lideranças e integrantes da comunidade usaram a palavra para agradecer a atenção do Poder Público e fazer novas reivindicações. Os agradecimentos foram dirigidos, em especial, ao vereador José Emanuel (PSC), em função das intervenções que realiza por melhorias. Ele é autor, por exemplo, de audiência pública, realizada na Câmara, para discutir a situação da saúde na região.
José Emanuel se referiu à reforma da UBS, em fase final, e à conquista representada pela permanência da Escola Municipal Helena de Almeida, na rua Augusto Alves. Os estudantes foram ameaçados de transferência para outro estabelecimento de ensino em função da passagem de uma rede de transmissão de energia sobre o refeitório. O vereador conseguiu sensibilizar a Cemig e a Prefeitura, contornando o problema.
Os oito meses de mandato de vereador que ainda restam são considerados por José Emanuel suficientes para reivindicar mais pelos moradores. De imediato, ele disse estar autorizado pelo Executivo a anunciar uma quadra poliesportiva na praça principal do Grajaú até agosto.
O trabalho conjunto pela região foi ressaltado pelo presidente da Câmara, Vicente de Paula Oliveira (Vicentão – PTB) e por Isauro Calais (PMN), que já pediu recapeamento do asfalto para a rua Rosa Sffeir. A dificuldade de circulação de ônibus na via poderia, segundo ele, ser resolvida se a proposta de Oliveira Tresse (PCdoB), de uso de microônibus em ruas íngremes, fosse executada. A construção de uma policlínica no Manoel Honório, defendida pelo vereador, também terá repercussões positivas junto à região.
Luiz Otávio Fernandes Coelho (Pardal-PTB), vereador e morador do bairro vizinho, Nossa Senhora Aparecida, confirmou que a Administração Municipal tem procurado atender aos juizforanos, demonstrando compromisso com a melhoria da qualidade de vida.
As conquistas na região indicam, conforme palavras do líder do governo na Câmara, Paulo Rogério (PCdoB), a boa articulação das lideranças comunitárias do Grajaú com as autoridades constituídas. Flávio Cheker (PT) foi outro vereador a parabenizar os moradores pelas conquistas.
Entre as reivindicações feitas, que contaram com o apoio dos vereadores, está a construção de uma UBS no Vitorino Braga. Oliveira Tresse (PCdoB) enfatizou a importância da obra. Já Eduardo Freitas (PDT) observou que uma parte do terreno destinado à Praça Armando Prudêncio pode ser usado para expansão da Escola Murilo Mendes ou para uma área de lazer. O pedetista não tem dúvidas de que a proposta terá o apoio do Legislativo e do Executivo.
População faz reivindicações e agradecimentos na Câmara Itinerante
A população dos bairros Grajaú, Alto Grajaú e Vitorino Braga participou da 75ª edição da Câmara Itinerante que aconteceu na Escola Municipal Murilo Mendes, na rua Doutor Leonel Jaguaribe, no Alto Grajaú. Entre as principais reivindicações estavam a construção de um posto de saúde para o Vitorino Braga e mais iluminação para as ruas da parte alta do Grajaú, principalmente na porta da escola, já que a pouca luminosidade prejudica a segurança de alunos e professores.
Marcelo Domingues, presidente do Conselho Local de Saúde do Vitorino Braga, reivindicou um posto de saúde para atender aos moradores do bairro e região. “Nós ficamos completamente desguarnecidos na área da saúde, qualquer problema, como uma simples dor de cabeça, precisa ser encaminhado para a regional Leste, que é ponto de referência para urgência e emergência e acaba sobrecarregada desnecessariamente”, disse. Ele ainda agradeceu ao vereador José Emanuel (PSC), pela melhoria da iluminação na rua do Monte, que foi conseguida por ele.
A diretora da Escola Municipal Murilo Mendes, Adriana Perini, agradeceu a oportunidade oferecida pelos vereadores ao irem até a comunidade para ouvir suas reivindicações e pediu mais iluminação para as ruas do entorno da escola. “A iluminação pública aqui é precária, diversos professores já tiveram seus carros arrombados. Também é preciso atenção com uma boca-de-lobo dessa rua, localizada próximo ao número 207. Ela está infestada de ratos e baratas e talvez seja necessária uma dedetização”, afirmou.
O presidente da Associação Independente dos Moradores da Rua Leonel Jaguaribe, Wellington Gabriel, pediu a construção de uma passarela ligando a rua à parte baixa do bairro e também melhorias na iluminação. “Temos vizinhos deficientes, idosos, crianças e doentes, e, muitas vezes, se precisam atendimento médico, os profissionais têm que descer até algumas casas usando lanternas”.
O presidente da SPM do Grajaú, José Carlos, agradeceu ao vereador José Emanuel pela constante ajuda que tem prestado à comunidade. “Quero lembrar a todos que somos voluntários no nosso trabalho e mostrar minha gratidão ao vereador José Emanuel pelas melhorias no bairro, pela reforma nessa escola e pelas obras na UBS do Grajaú. Mas também queria pedir que a Prefeitura melhorasse o asfaltamento e a contenção de encostas na rua Rosa Sffeir e Gabriel Jacobs”, disse, entregando um documento ao presidente da Câmara, vereador Vicente de Paula Oliveira (Vicentão –PTB), contendo as reivindicações.
Já Antônio de Paula Silva, presidente do Conselho Local de Saúde do Grajaú, agradeceu a reforma da UBS bairro e falou da importância da intervenção do vereador José Emanuel (PSC) para que a obra fosse realizada. “Essa obra é fruto da luta conjunta entre os moradores, o Conselho e, principalmente, o vereador José Emanuel, que, em 2005, convocou audiência pública para discutir o problema da falta de infraestrutura no antigo prédio e deu o pontapé inicial para o início das reformas”, disse.
O vice-presidente da SPM do Grajaú, Jacinto dos Reis, lembrou que cobrar das autoridades é muito fácil, mas é preciso força de vontade da comunidade para melhorar as condições do bairro. “Os moradores precisam ajudar no que é possível, como evitar jogar lixo na rua. Também gostaria de pedir que as autoridades olhem pela rua Rosa Sffeir que precisa de melhorias”, falou.
Sua opinião foi apoiada pelos moradores do Grajaú, Alírio Gabriel de Oliveira. “Reclamar é fácil, mas é preciso que cada um faça a sua parte. É preciso conscientização da comunidade como, por exemplo, evitar jogar lixo na rua, que está entupindo as bocas-de-lobo”.
A coordenadora o Centro Recreativo Pintando o Sete, no Grajaú, Leila Hernandes, agradeceu e elogiou a atuação do vereador José Emanuel no Legislativo de Juiz de Fora. “Sempre podemos contar com ele. Foi através do vereador que conseguimos a limpeza da boca-de-lobo que ficava próxima à escola e também a limpeza e a capina de toda extensão da rua Nossa Senhora do Líbano. O vereador também conseguiu junto a Gettran sinalização de trânsito, ajudando a evitar acidentes com as nossas crianças”, afirmou. |