|
Escola de cidadania chega a 48ª edição A Escola de Cidadania do Legislativo chega a sua 48ª edição e tem a aprovação dos participantes. Dessa vez, os moradores de Torreões, Pirapetinga e Jacutinga estão participando do evento que teve início nesta segunda-feira (8/10) e terminou hoje (11/10), na escola municipal Dom Justino José Sant’Anna, em Torreões, e antecede a Câmara Itinerante que acontece no próximo dia 16, a partir das 18h, na mesma escola.
Sônia Dolores de Oliveira mora em Torreões e está freqüentando as aulas. “Estou gostando muito das palestras e aprendendo bastante sobre cidadania, meus direitos e deveres. Estou lendo as apostilas e espero que a Câmara Itinerante seja muito proveitosa para a comunidade”, disse.
Regina Maria de Almeida Garcia é auxiliar de enfermagem no posto de saúde de Pirapetinga e faz questão de viajar quase uma hora de carro para chegar à Escola de Cidadania em Torreões. “É um esforço que vale a pena. Estamos aproveitando o máximo para poder informar e esclarecer à população daqui, que é zona rural de fato. Conseguimos um carro e vamos em número de seis pessoas. Hoje mesmo já tivemos uma discussão sobre as aulas. Nós pretendemos estudar bem os temas e depois repassar para a comunidade em reuniões”, afirma a enfermeira, esperando que a Câmara Itinerante atenda aos anseios da população.
Já Maurício Garcia Pereira considera a proposta muito interessante. “É um pouco cansativo ir e vir todos os dias, mas somos compensados pelo nível das palestras. De um modo geral, estou gostando de todas as palestras. Quanto à Câmara Itinerante, pretendo participar como ouvinte, mas vou estar atento às propostas dos vereadores”, afirma.
O coordenador do Centro de Atenção ao Cidadão (CAC), o pedagogo Plínio Mansur, comenta o trabalho da Escola de Cidadania. “Pretendemos capacitar lideranças que se tornem multiplicadores em suas comunidades, a fim de ampliar, cada vez mais, o exercício da cidadania. Os freqüentadores não assistem simplesmente às palestras, mas são convidados a um exercício de reflexão junto aos nossos profissionais”, diz.
O sociólogo Sérgio Dutra, responsável pelos trabalhos da Escola de Cidadania explica que os participantes assistem a palestras e participam de grupos de discussão sobre os seguintes temas: cidadania e redemocratização política no Brasil; os Poderes do Município - distinção de competências entre Executivo e Legislativo; políticas públicas - seus conceitos e aplicação, e instrumentos de participação popular - a função dos conselhos municipais, referendos, plebiscitos e projetos de iniciativa popular. A carga horária é de 20 horas. |