Publicada em: 11/04/2008 - 180 visualizações

Vereador organiza sociedade pela retirada de animais das ruas

Vereador organiza sociedade pela retirada de animais das ruas (11/04/2008 00:00:00)
 

Vereador organiza sociedade pela retirada de animais das ruas

       O vereador Eduardo Novy (PTB) coordenou uma reunião na Câmara Municipal com médicos Veterinários, representantes de clínicas, da sociedade, ONGs e associações protetoras de animais. O objetivo é dar prosseguimento aos trabalhos iniciados pelo vereador em busca de soluções para evitar o aumento de número de animais de rua.
       Durante o encontro, os participantes assistiram à apresentação de um vídeo feito pelo médico Veterinário, Leonardo Lima, gravado durante viagem de pesquisa ao Centro de Esterilização de Belo Horizonte. As imagens contêm todas informações sobre como ocorrem as cirurgias na região metropolitana de BH. Com base no vídeo, foi discutida a forma de adaptar e aplicar o programa em Juiz de Fora.
       Eduardo Novy informou que o número de animais domésticos em Juiz de Fora já ultrapassa a 10% do total da população do município, cerca de 600 mil habitantes. Esse índice é o padrão adotado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O vereador acredita que hoje a cidade tenha cerca de 5 mil animais de rua, causando sérios problemas à população.
        “Para evitar o aumento do número de animais nas ruas ou até diminuir esse índice, sugiro a instalação de uma unidade móvel de esterilização de animais e chipagem (inserção de um chip sob a pele dos animais contendo informações sobre eles). Essa unidade pode ser montada em um ônibus”, disse Novy, acrescentando: “uma vez esterilizados e chipados os animais podem ser devolvidos à rua, pois o risco de contaminação e procriação é zero”.
       Para os animais que têm dono, a chipagem vai servir para identificar o proprietário e facilitar o retorno do animal ao seu responsável em caso de apreensão pela Prefeitura. “A iniciativa vai facilitar o serviço da carrocinha, diminuir as despesas do canil municipal e humanizar o atendimento”, acredita Novy.
       Durante o encontro ficou acordado que seriam levantados os custos para a implantação da unidade móvel e de outras iniciativas para viabilizar o projeto.
       
       
       
       

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade