Publicada em: 09/07/2007 - 249 visualizações

Juiz de Fora pode ter sinalização especial para deficientes visuais

Juiz de Fora pode ter sinalização especial para deficientes visuais (09/07/2007 00:00:00)
 

Juiz de Fora pode ter sinalização especial para deficientes visuais

       “Uma vitória da acessibilidade e da inclusão social”. Assim o vereador vice-presidente da Câmara, Francisco Canalli (sem partido) definiu a aprovação do projeto de lei de sua autoria instituindo a colocação de dispositivos informativos em sistema Braille (alfabeto convencional cujos caracteres se indicam por pontos em relevo, que o cego é capaz de distinguir por meio do tato), em locais de grande fluxo de pessoas na cidade.
       De acordo com o vereador, o objetivo da proposta é melhorar a qualidade de vida dos deficientes visuais. O texto determina que as placas ou painéis contenham instruções que permitam o correto acesso do deficiente às áreas desejadas. “Muito deficientes visuais sentem-se constrangidos ao precisarem pedir informações para desconhecidos. Nossa proposta vai ajudar essas pessoas a, inclusive, melhorarem a auto-estima”, diz Canalli.
       Dentre os locais especificados na matéria constam: os principais pontos de transporte coletivo urbano, no centro e nos bairros, com informações sobre horários e itinerários; hospitais e unidades básicas de saúde; bibliotecas; repartições públicas; museus; teatros; principais vias da cidade; shoppings e outros espaços públicos.
       

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade