Publicada em: 09/05/2008 - 312 visualizações

Rose França quer Programa para ajudar alunos das Escolas Públicas

Rose França quer Programa para ajudar alunos das Escolas Públicas (09/05/2008 00:00:00)
 

Rose França quer Programa para ajudar alunos das Escolas Públicas

       “Alfabetizar os cidadãos, em especial, os que apresentam defasagem no acompanhamento escolar na relação direta entre a idade e a série em curso”. A idéia partiu da vereadora Rose França (PSC) que apresentou projeto de lei instituindo o Programa de Assistência, destinados aos alunos do Ensino Fundamental da Rede Pública de Juiz de Fora.
       
       De acordo com o projeto, o programa deverá se desenvolver em dois níveis distintos, sendo. O primeiro corresponde às séries iniciais, com o objetivo de alfabetizar os que não possuam o domínio da leitura e de acelerar os estudos dos que já a dominam, além da escrita. O segundo Nível é destinado aos alunos das séries finais, de 5ª a 7ª séries, com o objetivo de acelerar seus estudos em até dois anos.
       
       No desenvolvimento do Programa de Assistência deverá ser aplicado material didático específico, constituído por módulos, destinado aos professores e aos alunos, adequado ao diagnóstico da turma, respeitando o ritmo de aprendizagem dos alunos. O desempenho e a freqüência deverão ser objetos de acompanhamento por meio de relatórios objetivos individuais, para análise do desenvolvimento global do aluno e indicação da série que está apto a cursar.
       
       Rose explica que é “através da alfabetização que qualquer cidadão amplia seu horizonte de conhecimentos e se habilita a melhores condições de vida. Historicamente, a intervenção pedagógica vem ocorrendo na assistência às pessoas que apresentam dificuldades de aprendizagem. Diante do baixo desempenho acadêmico, alunos são encaminhados pelas escolas que freqüentam, com o objetivo de elucidar a causa de suas dificuldades. A questão fica, desde o princípio, centrada em quem não aprende. Diferente de estar com dificuldade, o aluno manifesta dificuldades, revelando uma situação mais ampla, onde também se inscreve a escola”.

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade