Publicada em: 11/12/2025 - 22 visualizações

Medalha Tarcísio Delgado - Câmara entrega honraria para destaques por ações de inclusão

Medalha Tarcísio Delgado - Câmara entrega honraria para destaques por ações de inclusão (11/12/2025 00:00:00)
  • Durante a solenidade, foi anunciado projeto de lei que propõe o nome de Praça Tarcísio Delgado à atual Praça Antônio Carlos
 

A memória de Tarcísio Delgado e seu legado foram aclamados durante a solenidade de outorga da Medalha Prefeito Tarcísio Delgado de Inclusão Social. A cerimônia aconteceu na quarta-feira, 10, na Câmara Municipal de Juiz de Fora, quase três meses após a morte do ex-prefeito de Juiz de Fora. Tarcísio faleceu no dia 12 de setembro. A medalha foi entregue a 23 personalidades e instituições de Juiz de Fora que se destacaram por ações de inclusão social, promoção da vida e da dignidade humana. 


O presidente da Casa, vereador Zé Márcio-Garotinho (PV), emocionou-se ao falar de Tarcísio. “Os homenageados deste ano representam essa força persistente que nasce do trabalho diário. São pessoas que, em diferentes frentes, cuidam, educam, mobilizam, criam oportunidades e transformam realidades. A memória de Tarcísio permanece porque seu legado se tornou referência concreta para quem acredita em gestão pública responsável e humana. Ele entendia que todo avanço real nasce da soma entre técnica, planejamento e sensibilidade. Essa combinação inspira esta honraria. Inspira esta Casa”.


Autor da lei que criou a Medalha Tarcísio Delgado, o vereador Juraci Scheffer (PT)  narrou a conversa com o ex-prefeito sobre a criação da homenagem. Tarcísio impôs uma condição para aceitar a reverência. Ele queria que fosse uma medalha sobre inclusão social e que acontecesse sempre no dia 10 de dezembro, quando se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos. “Tarcísio inspirou muitas pessoas. Eu, inclusive. Nós devemos ao prefeito que haja um memorial em sua homenagem. Tarcísio fez a boa política e a boa conversa. Foi um dos grandes democratas do país, lutou contra a ditadura. Tarcísio deu visibilidade aos invisíveis”. 


Em nome dos homenageados, Deiseleny Lopes Teixeira destacou o avanço da cidade sob a administração do ex -prefeito, e como ele inspira pessoas. “A gente acorda cedo sabendo que é certo, que teremos dificuldades a enfrentar, mas seguimos firmes movidos pelo objetivo em comum, que é a luta incansável pela inclusão social  através da defesa de direitos [...], promovendo autonomia, cidadania, protagonismo e acesso a meios de se viver com dignidade e respeito”. 

Prefeito Tarcísio Delgado 

Natural de Juiz de Fora, Raimundo Tarcísio Delgado era advogado, escritor e político e nasceu em 1935. Além de ter ocupado diversos cargos em setores importantes da Administração Pública, Tarcísio foi vereador em Juiz de Fora, deputado estadual em Minas Gerais, deputado federal por três vezes e prefeito de Juiz de Fora também por três mandatos. Sua atuação como prefeito da cidade foi reconhecida por especialistas nacionais e internacionais. Tarcísio Delgado faleceu no dia 12 de setembro de 2025. 

A Resolução nº 1.329 é de 17 de julho de 2019 e sua primeira sessão solene ocorreu no mesmo ano. O primeiro homenageado a receber a medalha foi o próprio ex-prefeito de Juiz de Fora, Tarcísio Delgado. Realizada anualmente em referência ao Dia Nacional da Inclusão Social no Brasil, 10 de dezembro, a honraria é concedida a personalidades escolhidas pelos vereadores.


Homenageados 2025

Alessandra Cassani da Silva Zaghetto

Alexandre Oliveira Andrade

Associação Municipal de Apoio Comunitário

Casa da Criança Jacinta e Francisco

Deiseleny Lopes Teixeira

Domingos Caputo

Fernanda Paiva Martins

Ghustaflow – Luis Gustavo Alves da Silva

Guilherme Augusto do Valle

Instituto de Desenvolvimento Social Fênix

Jether Rezende de Carvalho

João Francisco Condé

José Artur Simões Marques

José Ferreira

Marcus Vinicius de Alcântara Almeida

Maria de Lourdes Simões

Martiliane de Paula 

Núcleo Vinde - Primeira Igreja Batista

Simone Martins Alves Ferreira

Tarcísio José Neves

Vera Borchert Soares

Waldir Francisco de Andrade

Wellington Costa



A solenidade foi transmitida ao vivo pela JFTV, confira no link


Assessoria de Imprensa: 3313-4734

 

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade