Publicada em: 01/08/2007 - 207 visualizações

Posto de Identificação Civil da Câmara bate recorde de atendimento

Posto de Identificação Civil da Câmara bate recorde de atendimento (01/08/2007 00:00:00)
 

Posto de Identificação Civil da Câmara bate recorde de atendimento

        O Posto de Identificação Civil da Câmara Municipal de Juiz de Fora emitiu 2433 documentos de identidade no mês de julho deste ano. O número aumentou 138,9% em relação ao mesmo período do ano passado, que registrou 1018 atendimentos. Em um ano e cinco meses de funcionamento o setor emitiu 24mil834 documentos.
       “O expressivo número de emissões de documento nessa época do ano se deve, entre outros fatores, às férias escolares, quando menores podem fazer viagens com seus familiares, ou mesmo sós e a abertura de diversos concursos públicos com inscrições marcadas para os próximos meses”, esclarece o coordenador do Centro de Atenção ao Cidadão –CAC, da Câmara, onde fica lotado o Posto de Identificação.
        A busca por pelo primeiro documento de identidade também é grande no setor. “Mais de 60% do nosso atendimento é para pessoas com idades entre seis e 17 anos. Para se ter uma idéia, em julho, da quantidade total de identidades emitidas, 51% foram de primeiras vias, 41,8% segunda via e 6,78%, para retificar e corrigir documentos já existentes”, analisa a coordenadora do posto, Adriana Fernandes Peraci.
        O estudante Bruno Marcos Pinto de Oliveira, 12, cursa a sexta série do ensino fundamental e precisa do documento para viajar. “Jogo futebol pelo time do meu bairro e vamos disputar um campeonato em outra cidade. Fiquei sabendo do Posto de Identificação da Câmara, pelos meus colegas, que me avisaram que fazer o documento aqui era mais rápido”, disse.
        Já Cássio Gabriel Rocha, 16, foi informado que poderia tirar identidade na Câmara pelos amigos do bairro Vila Esperança II, onde mora. “Já estou na idade de sair à noite e muitas vezes me pedem documento. É muito importante ter identidade, ela tem as nossas informações”, afirmou.
        “Se não houvesse o Posto de Identificação da Câmara, muitas pessoas ficariam sem as identidades, teríamos uma demanda reprimida de, aproximadamente, 40%. Também acredito que a agilidade no atendimento e a localização do Legislativo favorecem a procura pelo serviço, sem contar a propaganda boca-a-boca”, analisou o delegado responsável pelo Posto de Identificação, Denar Luis Ribbeiro Lima.
        A crescente procura pelo atendimento no Posto de Identificação, a total aprovação pela comunidade e o reconhecimento pela Polícia Civil de que sem o atendimento no Legislativo a população não conseguiria as identidades de forma tão rápida fazem o presidente da Câmara, Vicente de Paula Oliveira – Vicentão (PTB) considerar a implantação do setor uma vitória para Juiz de Fora. “Foi um longo processo até conseguirmos efetivar o posto na Câmara, mas, sem dúvida, foi um grande passo que o Legislativo deu em direção ao crescimento da cidadania em Juiz de Fora”, afirmou.
       

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade