Publicada em: 28/11/2025 - 13 visualizações
Mais de mil pessoas foram orientadas pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor da Câmara Municipal (Sedecon). Nos dias 27 e 28 de novembro, o serviço da Câmara aconselhou os consumidores sobre os possíveis riscos durante o período em que a oferta de descontos atrai muitos compradores.
A ação serviu para garantir compra segura durante a sexta-feira de ofertas. “Orientamos vários consumidores sobre diversos tipos de cuidados para não serem enganados. É preciso ficar atento aos golpes e às manipulações dos valores dos produtos”, ressaltou o coordenador do Sedecon, Manoel Denezine. Uma das queixas mais comuns é da “maquiagem de preço”, uma prática ilegal de aumentar os valores de um produto dias antes da Black Friday para que o desconto pareça maior do que realmente é. “O Sedecon sempre orientou aos consumidores que começassem a monitorar os preços com, pelo menos, um mês de antecedência, acompanhando as oscilações e aproveitando o melhor preço”, afirmou Denezine. O coordenador destacou que a Black Friday é a 2ª maior data de compras no Brasil, perdendo apenas para o Natal. “Apesar da sua importância, é uma data onde acontecem muitas fraudes. O Sedecon está aqui para orientar a população, principalmente nas compras pela internet. É importante ler os contratos antes da compra. E sempre guardar os comprovantes”, explicou. Serviços O horário de atendimento do Sedecon é de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, no térreo do Centro Administrativo da Câmara Municipal (Rua Marechal Deodoro, 722, Parque Halfeld). Caso precise tirar dúvidas com a equipe do Sedecon, envie mensagem pelo número de WhatsApp (32) 99183-2872. Assessoria de Imprensa 3313-4734
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