Publicada em: 13/11/2025 - 16 visualizações

Direito da Pessoa Idosa - Comissão e Conselho Municipal discutem instituições de longa permanência públicas

Direito da Pessoa Idosa - Comissão e Conselho Municipal discutem instituições de longa permanência públicas (13/11/2025 00:00:00)
  • A ideia é também criar mais pontos de apoio e centros de convivência regionais
 

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e a Mesa Diretora do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa se reuniram na quarta-feira, 12, para discutir como o Poder Legislativo pode atuar para compreensão das necessidades e assistência a pessoas idosas nas Instituições de Longa Permanência (ILPIs). O vereador membro da comissão Juraci Scheffer (PT) se comprometeu a criar pontes para uma reunião do conselho com o Ministério Público para discutir a ampliação de inscrições de ILPIs no colegiado. 


Juraci reforçou a necessidade de mais presença do Poder Público e compreensão do Estado para as ILPIs e as políticas públicas voltadas a pessoas idosas. Ele levantou ainda o avanço que traria a criação de ILPIs públicas e novos espaços de cuidados. “É difícil, mas seria um avanço necessário, além de regulamentar a profissão de cuidadores. A intenção é ter pontos de apoio e centros de convivência regionais. Recursos existem. A questão é termos bons projetos para termos recursos”. 


A ouvidora e presidente do Conselho de Direitos da Pessoa Idosa, Maria  Cristina Alves Pereira, defendeu maior atenção e ajuda na captação de recursos para mais apoio às entidades. “Poderemos investir em reformas e ampliação dos serviços de atenção a pessoas idosas. Precisamos também ter ações efetivas para evitar e melhorar as condições de dependência dos sujeitos idosos”. 


Assessoria de Imprensa: 3313-4734

 

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade