Combate ao câncer de mama e de colo do útero com informação e acesso à saúde: a Câmara Municipal de Juiz de Fora marcou o Dia Municipal do Combate ao Câncer de Mama no dia 16 de outubro. Foram oferecidos diversos serviços de saúde, incluindo aferição de pressão e glicemia e palestra sobre a doença. Houve ainda uma homenagem a Jane Moysés, fundadora da Fundação Ricardo Moysés Jr., falecida em setembro deste ano.
O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres: corresponde a cerca de 28% dos casos novos a cada ano, segundo o Ministério da Saúde. “Hoje tivemos o Dia Municipal de Combate ao Câncer de Mama - Jane Berlose Moysés. Trazer essa celebração para a Câmara é muito importante para podermos conscientizar nossas mulheres. É importante divulgar os dois P’s: promoção e prevenção. E isso deve se estender pelo ano inteiro”, frisou o presidente da Comissão de Saúde da Casa, vereador Dr. Antônio Aguiar (UNIÃO).
O presidente da Fundação Ricardo Moysés Jr., Rafael Moysés, filho de Jane, comentou a homenagem durante o evento: “é muito emocionante ver o legado dela ser eternizado na cidade”.
Palestra
A manhã terminou com uma palestra da fisioterapeuta oncológica Cláudia Gonzalez e do mastologista Dr. João Carlos Arantes Jr. Segundo Cláudia, “a fisioterapia oncológica é muito importante na reabilitação de mulheres que passaram pela cirurgia de mastopexia, além de reabilitar as pacientes e torná-las aptas para realizarem suas tarefas diárias”. O Dr. João Carlos abordou temas como o diagnóstico de câncer de mama, tratamento e recuperação. Segundo ele, “esse movimento em celebração ao Outubro Rosa nos mostra a necessidade de estarmos atentos à saúde da mulher. Essa manhã é fundamental para trazermos as mulheres para a Câmara, para conscientizar a população”, finalizou.
Serviços
Na manhã do dia 17, tiveram ações gratuitas voltadas para a população, como um aulão de ginástica e de zumba, triagem do Ascomovel para mamografia na Ascomcer e a aferição de pressão e glicemia por profissionais do Instituto Evandro Ribeiro. Além disso, o Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) também ofereceu atendimento psicológico e jurídico e o Vascimovel deu vacinas de gripe, hepatite, febre amarela, HPV e Covid-19 para a população.
Adriana Palmieri, 55 anos, é aposentada e foi uma das mulheres que utilizou os serviços do micro-ônibus. “Eu vim para fazer a aula de dança. Quando vi o Ascomóvel, eu aproveitei a oportunidade para fazer a triagem da mamografia. A iniciativa incentiva muitas mulheres a fazerem exame. É fundamental propagar essa mensagem”, relatou.
Danielle Martins faz exames anualmente. Ela aproveitou a oportunidade para colocar suas vacinas em dia. “Quando vi o Vacimóvel nem pensei duas vezes, logo aproveitei para me vacinar. É necessário estarmos sempre atentas à nossa saúde”, alertou.
Assessoria de Imprensa: 3313-4734