A Câmara Municipal de Juiz de Fora vai participar da missão oficial à China. A viagem acontece entre os dias 10 e 23 de outubro. A comitiva é formada, principalmente, por empresários da cidade, pela prefeita Margarida Salomão (PT). A Casa Legislativa será representada pelos vereadores Letícia Delgado (PT) e Marlon Siqueira (MDB). O Presidente da Câmara Municipal, vereador Zé Márcio – Garotinho (PDT), considera a iniciativa uma grande oportunidade para o Legislativo participar desse intercâmbio. “A presença da Câmara nessa missão, junto ao Executivo e aos empreendedores locais, é muito importante. Os vereadores Letícia Delgado e Marlon Siqueira terão a oportunidade de trazer para nosso legislativo experiências nas áreas de inovação, tecnologia e sustentabilidade, que certamente poderão ser aplicadas em benefício do nosso Legislativo e da nossa cidade”, destacou.
A vereadora Letícia Delgado (PT) faz parte das comissões de Ciência e Tecnologia, de Segurança Pública e Saúde e Bem-estar Social. Além disso, ela ocupa o cargo de segunda secretária da Mesa Diretora, o que motivou sua indicação pela direção da Casa. “A comitiva é uma sinalização clara, tanto do poder público e da iniciativa privada, de que nossa cidade pode e deve buscar novas parcerias. A maioria dos integrantes da comitiva é formada por empresários locais, o que reforça o nosso propósito de buscar novas oportunidades para Juiz de Fora, seja em investimentos, comércio, transferência de tecnologia ou modelos inovadores de negócios”, avalia a vereadora.
O vereador Marlon Siqueira (MDB) é membro das Comissões de Ciência, Tecnologia e Inovação; Indústria e Comércio; e Turismo. É responsável também pela implantação da Comissão de Ciência e Tecnologia na Casa Legislativa. Para Marlon, essas são pautas relacionadas às áreas da economia chinesa são grandes oportunidades. “Acredito que a viagem à segunda maior potência econômica mundial pode ajudar a resolvermos dois problemas que temos em Juiz de Fora, melhorar a oferta de empregos qualificados e a média salarial da cidade ao conseguirmos que nossa economia se torne mais complexa e tecnológica,” acredita Siqueira.
A agenda
A comitiva terá encontros com autoridades chinesas. Em Shanghai, será recebida na sede do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), o Banco dos BRICS. A entidade é responsável por realizar financiamentos de projetos em países membros.
A Feira de Cantão, em Guangzhou, também será visitada pelo grupo. É organizada pelo Ministério do Comércio chinês e serve como ponto de encontro global para compradores e vendedores de diversos setores. Lá, são apontadas as tendências e inovações tecnológicas e de negócios.
A agenda da comitiva também passa por Pequim, onde acontecerá uma visita ao Parque Tecnológico da cidade. A comitiva participará de workshop para fortalecer conhecimentos e estreitar laços comerciais e institucionais. A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) também participa deste encontro.
Em Yueyang, a comitiva será recebida por autoridades locais e assinar o protocolo de cidades-irmãs.
Cidades-irmãs
A missão à China acontece dois meses depois do presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China (CCIBC), Charles Andrew Tang, visitar Juiz de Fora.
Em agosto, Charles Tang chegou a afirmar que há possibilidades de parcerias entre Juiz de Fora e cidades chinesas com interesse mútuo. Uma das propostas discutidas na época foi o estabelecimento de um acordo de "cidades-irmãs" que possa conectar Juiz de Fora a um município chinês de porte médio para os padrões chineses, promovendo intercâmbio comercial, tecnológico e institucional.
Ao retornar, os representantes da Câmara apresentarão relatório das atividades realizadas, reforçando o compromisso do Legislativo com a transparência e com a busca de iniciativas que tragam benefícios concretos à população juiz-forana.
Assessoria de Imprensa: 3313-4734