Publicada em: 06/10/2025 - 561 visualizações

Câmara celebra Outubro Rosa com ações para a população

Câmara celebra Outubro Rosa com ações para a população (06/10/2025 00:00:00)
  • As atividades aconteceram no Palácio Barbosa Lima e no Parque Halfeld
 

 

A prevenção do câncer de mama e de colo do útero foi o foco, durante a manhã de segunda-feira, 6 de outubro, das ações promovidas pela Comissão dos Direitos da Mulher da Câmara Municipal de Juiz de Fora. Entre as atividades, aconteceu a triagem do Ascomóvel para mamografia na Ascomcer e a aferição de pressão e glicemia por profissionais do Instituto Evandro Ribeiro. O Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) também ofereceu atendimento psicológico e jurídico. “Outubro é o mês para demarcar a saúde da mulher, mas esse debate deve ser estendido para o ano todo. Iniciar as comemorações na Câmara faz com que a população se atente para a importância de estar com os exames em dia”, relatou a presidente da comissão, Laiz Perrut (PT). 


O presidente da Câmara, Zé Márcio-Garotinho (PDT), também esteve presente no evento e ressaltou a importância da iniciativa para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero.​ “A Câmara faz esse evento todo ano. Essa conscientização é fundamental. Nosso papel é divulgar para as mulheres a importância do autoexame, das consultas médicas regulares e da realização da mamografia”, disse. 


A vereadora Letícia Delgado (PT) também participou das atividades da manhã. “Esse movimento em celebração ao Outubro Rosa nos mostra a necessidade de estarmos atentas a nossa saúde. Além da importância de realizar o autoexame. Essa manhã é fundamental para trazermos essas mulheres para frente da Câmara, para realizar uma atividade de autocuidado e trazendo conscientização sobre a realização periódica de exames”, finalizou. 


Triagem

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres: cerca de 28% dos casos novos a cada ano, segundo o Ministério da Saúde. O Ascomóvel ofereceu triagem para marcação de mamografia e orientações sobre a doença. Elzira Branquinho tem 62 anos, é aposentada e foi uma das mulheres que utilizou os serviços do micro-ônibus. “Eu vim para fazer a aula de dança. Quando vi o Ascomóvel, eu aproveitei a oportunidade para fazer a triagem da mamografia. A iniciativa incentiva muitas mulheres a fazerem exame. É fundamental propagar essa mensagem”, relatou. 


Cláudia dos Santos, de 59 anos, faz exames anualmente. Ela contou que sua irmã teve câncer de mama e, graças à mamografia, teve o diagnóstico precoce e conseguiu fazer tratamentos mais simples e eficazes. “É necessário estarmos sempre atentas à nossa saúde. Se toquem e previnam-se”, alertou. 


A coordenadora do CIAM, Rosângela Gonzaga, destacou a importância do acompanhamento psicológico durante o diagnóstico e tratamento da doença. Segundo ela, “muitas mulheres são abandonadas nesse período. Precisamos olhar com carinho para essas mulheres. Nosso centro está de portas abertas oferecendo apoio psicológico, jurídico e, principalmente, acolhimento. Realizamos atendimento todos os dias de 7 da manhã a 7 da noite”. 


Assessoria de Imprensa: 3313-4734 


 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade