Publicada em: 23/09/2025 - 567 visualizações

Câmara cobra o Executivo sobre filas e funcionamento do sistema Pronto! em Audiência Pública

Câmara cobra o Executivo sobre filas e funcionamento do sistema Pronto! em Audiência Pública (23/09/2025 00:00:00)
  • PJF firmou compromisso de, até final do mês, agendar todas as consultas da lista de espera
 

A Câmara Municipal de Juiz de Fora discutiu a situação das filas para exames e consultas, além da execução do sistema informatizado Pronto! em Juiz de Fora, em Audiência Pública na tarde de segunda-feira, 22. A reunião foi proposta pelos vereadores Sargento Mello Casal (PL), Roberta Lopes (PL), Maurício Delgado (REDE) e Vitinho (PSB). 


Mello Casal denunciou a situação do sistema Pronto!, contratado para gerir a saúde. De acordo com o vereador, está sem funcionar. “Temos um Orçamento que está sendo diariamente retirado das pastas que têm mais recursos em nosso município, que são a saúde e a educação”. Mello cobrou também agilidade nos repasses de verbas da saúde. “A gente precisa que o dinheiro que bate no Fundo Municipal de Saúde seja imediatamente repassado aos hospitais”, disse ele, denunciando que muitos funcionários de hospitais trabalham sem saber quando vão receber o salário.


Também proponente da audiência, o vereador Maurício Delgado apontou principalmente o mau funcionamento do sistema contratado. “Venho falar do sistema Pronto!, que na boca dos funcionários da Prefeitura de Juiz de Fora é um pranto de lamentação”. Maurício contou que o sistema foi contratado pela PJF por R$6 milhões. Ele acredita que a Administração Municipal poderia usar o e-SUS. Este software é fornecido, sem custos, pelo Ministério da Saúde, e já é usado em 17 das 24 capitais brasileiras, segundo Maurício Delgado.




Participação popular é destaque da Audiência Pública


Moradora do Bairro Bandeirantes, Leda Antonelli participou da audiência pedindo que a saúde receba mais atenção do Poder Público. “A gente queria que olhassem com mais carinho, atenção, porque a situação da nossa saúde está muito ruim, muito ruim mesmo”, desabafando que se um médico na UBS está de férias, não há substituição e os pacientes ficam esperando o retorno, como também acontece com farmacêutico.


Ela reivindica a redução da fila de espera para exames e consultas com especialistas. “Eu, por exemplo, espero uma cirurgia de catarata e estou com meus exames prontos, precisando de um risco cirúrgico e não consigo fazer, os exames vão vencer e eu estou sendo prejudicada com minha visão”.



Executivo firma compromisso de, até final do mês, agendar todos os exames e consultas


O secretário de Saúde de Juiz de Fora, Jonathan Ferreira, anunciou que a PJF está firmando o compromisso de agendar todos os exames e consultas pendentes até o final deste mês. “Nos últimos 60 dias, marcamos 175 mil procedimentos, sendo desses, 107 mil consultas”. De acordo com o secretário, no último sábado houve um mutirão no Hospital Universitário e foram realizados 575 atendimentos. Durante a audiência, Jonathan agendou reuniões com as lideranças comunitárias. 


Quanto ao sistema Pronto!, o coordenador do Departamento de Tecnologia e Planejamento em Saúde, Flávio Henrique, explicou que os prontuários e arquivos dos pacientes armazenados em papel estão sendo, aos poucos, inseridos no sistema, montando a base de dados da PJF sobre os pacientes do SUS na cidade.


Assessoria de Imprensa: 3313-4734

 

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade