Publicada em: 10/09/2025 - 422 visualizações

Comissão da Pessoa Idosa anuncia emendas para o Centro de Convivência da Pessoa Idosa

Comissão da Pessoa Idosa anuncia emendas para o Centro de Convivência da Pessoa Idosa (10/09/2025 00:00:00)
  • Os vereadores e participantes também discutiram a programação para o Dia Internacional da Pessoa Idosa, em 1º de outubro
 

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa promoveu nesta quarta-feira, 10, reunião para tratar da programação do Dia Internacional da Pessoa Idosa, em 1⁰ de outubro. Durante as discussões, o vereadores Julinho Rossignoli (PP), presidente  do colegiado, anunciou emendas conjuntas com os vereadores Juraci Scheffer (PT) e Letícia Delgado (PT) para serem destinadas ao Centro de Convivência da Pessoa Idosa na Lei Orçamentária para 2026.  


Juraci foi enfático na necessidade de inclusão no PPA (Plano Plurianual) e destinação na LOA (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para aplicação de verbas para obras capazes de trazer polícias públicas inclusivas. Letícia lembrou ainda o papel primordial da participação das pessoas idosas da comissão para a definição das ações do Poder Público. 


O encontro mensal contou ainda com uma palestra e um bate-papo com a representante da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz), a assistente social Cristina Mariquito. A profissional explicou os trabalhos da entidade, que reúne familiares, cuidadores e profissionais. O objetivo primordial é o acolhimento aos familiares e cuidadores de pessoas com Alzheimer. “Muitos dos atendimentos acontecem por aplicativos de mensagem para dar agilidade e acolhimento”. 


Além disso, segundo ela, promovem lives educativas, cursos e panfletagem nas ruas. “Nosso trabalho é para desmistificar a doença”. Os principais fatores de risco são: baixa escolaridade, consumo excessivo de álcool, depressão, hipertensão arterial, inatividade física, isolamento social, obesidade, perda auditiva, poluição, tabagismo e traumatismo crânio encefálico. 


Dia Internacional da Pessoa Idosa 

Em pauta na reunião, também começaram os debates sobre as programações para a comemoração do Dia Internacional da Pessoa Idosa, em 1º de outubro. A comissão prepara uma programação que será divulgada em breve, com atividades artísticas, estéticas e físicas, atendimento à saúde, palestras com orientações e uma confraternização. 


Assessoria de Imprensa: 3313-4734

 

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade