Publicada em: 29/08/2025 - 462 visualizações

Tribuna Livre - Associação de moradores do Bairro Granbery questiona ocupação do solo e respeito ao tombamento de área do antigo colégio

Tribuna Livre - Associação de moradores do Bairro Granbery questiona ocupação do solo e respeito ao tombamento de área do antigo colégio (29/08/2025 00:00:00)
  • Representantes questionam respeito ao Decreto de Tombamento nº 16.754/2024 e apresentaram um abaixo assinado com quase 20 mil nomes
 

O uso do espaço tombado em 2024 no Bairro Granbery foi tema da Tribuna Livre Natanael Elói do Amaral, na Câmara Municipal de Juiz de Fora, na quinta-feira, 28, com a presença das representantes da Associação dos Moradores do Bairro Granbery Fátima Sueli Barcellos Cunha e Ananda Visentin Neri Coutinho. A associação reforçou que os interesses sociais precisam se sobrepor aos interesses econômicos e que a especulação imobiliária, a construção civil e a ocupação desordenada ferem o Decreto de Tombamento nº 16.754/2024. “Com residência para mais de 600 pessoas, cerca de duzentas lojas, além de um edifício garagem previstos na área tombada”. 


Os problemas na captação de águas pluviais e nas redes de esgoto, além de excesso de tráfego no local, foram algumas das realidades apontadas pelas representantes, além da preocupação com a piora da situação devido ao excesso de construções. “Sem falar dos impactos ambiental, patrimonial e da qualidade de vida de todos que moram no bairro. Contestamos a atuação e decisão do Compac, questionando, inclusive, no Ministério Público a composição do Compac, que tem um membro com conflito de interesse, uma vez que é um dos idealizadores do projeto”, denunciou Fátima. 


Ananda Coutinho, que também é arquiteta, destacou trechos do decreto de tombamento que, de acordo com ela, evidenciam as irregularidades.  “O decreto fala em preservação do local. E os projetos ferem o decreto em todos os pontos. Eles esquecem que o bem tombado é a área inteira”, explicou.


A associação pediu a realização de uma Audiência Pública para tratar da questão. 


Assessoria de Imprensa: 3313-4734

 

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade