Publicada em: 26/08/2025 - 19 visualizações

Ao Vivo - João do Joaninho comenta projetos de lei

Ao Vivo - João do Joaninho comenta projetos de lei (26/08/2025 00:00:00)
  • Ele enfatizou os direitos das pessoas com deficiência como uma das prioridades do mandato; destacou ainda a importância de regulamentar o peso das mochilas
 

“Esse projeto busca melhorar a infraestrutura do município, que está atrasada em comparação a outras cidades do porte de Juiz de Fora. Nosso objetivo é criar espaços mais acessíveis para que pessoas com deficiência possam transitar de  forma segura e livre pela cidade. Infelizmente, este projeto foi vetado pelo Executivo, mas em breve iremos discutir novamente na Casa formas de adaptá-lo para que ele seja aprovado”. O vereador João do Joaninho (PSB) se referia ao Projeto de Lei nº 63/2025, que trata da aplicação de 5% multas de trânsito em obras de acessibilidade. A afirmação foi feita durante entrevista no Programa Em Pauta da JFTV  na segunda-feira, dia 25. 


João do Joaninho é presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O vereador também comentou a situação dos transportes públicos da cidade. Segundo ele, os ônibus também devem ser melhor adaptados. “São poucos ônibus que tem adaptação para PcDs. Muitas vezes a pessoa não consegue utilizar o transporte público por problemas na infraestrutura ou de operação. Ela se sente excluída”, explicou. O parlamentar deve apresentar outro projeto de lei. Desta vez, a proposta vai contemplar mais acessibilidade no transporte de moradores e estudantes da Zona Rural. 


Saúde Pública

João do Joaninho falou também sobre o Projeto de Lei nº 304/25, que regulamenta o peso das mochilas escolares na cidade. A proposta tramita na Casa Legislativa.  Segundo ele, as crianças usam mochilas escolares excessivamente pesadas: “o peso bruto máximo do material escolar é feito com base em cálculos que seguem diretrizes da OMS, e não devem ultrapassar o limite de 5% do peso corporal da criança de até 10 anos, e 10% do peso corporal do jovem com mais de 10 anos”, destacou.


Assessoria de Imprensa: 3313-4734

 

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade