Publicada em: 21/08/2025 - 71 visualizações

Sedecon promove Curso de Educação Financeira para população

Sedecon promove Curso de Educação Financeira para população (21/08/2025 00:00:00)
  • Programa de Assistência ao Superendividado acontece uma vez ao mês e fornece aos participantes conhecimentos e habilidades para gerenciar as finanças e sair do superendividamento
 

“Nosso curso de Educação Financeira é projetado para que vocês possam desenvolver hábitos financeiros saudáveis e, assim, possam alcançar seus objetivos”, disse a educadora financeira Luciana Santos, responsável por ministrar curso de Educação Financeira, oferecido pelo Programa de Assistência ao Superendividado (PAS) do Serviço de Defesa do Consumidor (Sedecon). A palestra aconteceu nesta quinta-feira, 21, na Câmara Municipal de Juiz de Fora. 


Luciana enfatizou que poupar regularmente, definir metas, gerir o dinheiro de forma positiva estão entre os primeiros passos para evitar dívidas e garantir um futuro financeiro mais seguro. “É essencial que vocês criem um fundo de emergência e alcancem objetivos financeiros de longo prazo, para realizar sonhos ou lidar com imprevistos”.


Luciana apresentou aos alunos que somente 40% dos brasileiros investem regularmente. Isso significa que mais da metade da população brasileira ainda não tem acesso ou não se sente confortável em investir seu dinheiro, perdendo oportunidades de crescimento financeiro e segurança para o futuro. A falta de conhecimento é um dos principais obstáculos para que mais pessoas invistam. “O mais importante é a organização financeira, saber como gerir seus ganhos. A maioria das pessoas trabalha, paga suas contas, mas não sabe iniciar uma poupança, um investimento”, falou.


A estudante Bárbara Ariel Azarias Riani participou pela primeira vez do curso e contou que algumas mudanças iniciaram em sua casa. “Eu e minha mãe fizemos uma reunião e temos um propósito de colocar um valor na poupança. A gente não tem uma reserva ainda, e queremos diminuir os gastos e evitar as compras de aplicativos”, disse. 


Programa de Assistência ao Superendividado (PAS)


A educadora explicou que o PAS atua no Sedecon e oferece uma abordagem abrangente para ajudar pessoas com dívidas excessivas. Ela explicou que ao combinar atendimento individualizado com educação financeira, o programa busca não apenas negociar dívidas, mas também abordar as causas subjacentes do superendividamento. “Iniciamos com uma terapia individual que dura cerca de quatro sessões para entendermos o motivo do superendividamento, pois sempre há uma causa que precisa ser descoberta para trabalharmos o emocional da pessoa. Sem esse trabalho de educação financeira, é provável que a pessoa retorne ao ciclo de dívidas após um curto período, por isso o programa faz esse trabalho de educação financeira para garantir uma recuperação mais duradoura”, completou.


O curso acontece uma vez ao mês com o intuito de fornecer aos participantes conhecimentos para gerenciar suas finanças de forma eficaz, tomar decisões e alcançar estabilidade financeira, além de capacitar as pessoas a criar um orçamento realista, priorizar gastos, investir e evitar dívidas.


O horário de atendimento do Sedecon é de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, no térreo do Centro Administrativo da Câmara Municipal (Rua Marechal Deodoro, 722, Parque Halfeld). Caso precise tirar dúvidas com a equipe do Sedecon, envie mensagem pelo número de WhatsApp (32) 99183-2872.



Assessoria de Imprensa: 3313-4734

 

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade