Publicada em: 22/08/2025 - 39 visualizações

Câmara Municipal homenageia destaques culturais com a Medalha Geraldo Pereira

Câmara Municipal homenageia destaques culturais com a Medalha Geraldo Pereira (22/08/2025 00:00:00)
  • Vinte e duas personalidades que prestaram serviços na cultura e na arte receberam a homenagem
 

 

A entrega da Medalha Geraldo Pereira a 22 personalidades de Juiz de Fora encheu o Plenário da Câmara Municipal de Juiz de Fora na noite da quinta-feira, 21. Familiares e amigos vieram prestigiar a homenagem aos agentes culturais, de destaque na produção, difusão e engrandecimento das manifestações artístico-culturais e sociais na cidade e região. A solenidade foi registrada pela JFTV Câmara ao vivo e pode ser assistida no canal da JFTV no YouTube.

 

Na condução da homenagem, o presidente da Casa, Zé Márcio-Garotinho (PDT), fez um paralelo entre Geraldo Pereira e a própria identidade juiz-forana. “Ao lembrarmos Geraldo Pereira, lembramos também nossa própria identidade. Ele mostrou que a cultura é uma força capaz de projetar Juiz de Fora para além de seus limites. Cada homenageado desta noite carrega essa mesma marca de dedicação em tantas frentes de trabalho. Essas histórias reforçam que nossa cidade pulsa na diversidade e na criatividade de seu povo. Que esta medalha continue sendo um incentivo para que mais cidadãos se envolvam, participem e contribuam para um município mais justo, ativo e acolhedor”. 


O homenageado William Caipirão representou todos os outros em seu discurso. Ele exaltou a força e determinação de Geraldo Pereira, que de um cidadão comum “se tornou grande entre os grandes”. E lembrou: “Vocês estão aqui porque merecem e foram reconhecidos. E o incentivo às vezes demora. A estrada às vezes é longa. Mas não desistimos”. 


Geraldo Pereira

Compositor, sambista e cantor de grande projeção nacional, Geraldo Pereira é considerado o mais brilhante cultor do samba sincopado, popularmente conhecido como samba de gafieira, pelo ritmo requebrado e brejeiro. Autor de versos livres e arrojados, foi uma espécie de alma da bossa nova nos anos 60. Geraldo Pereira nasceu em Juiz de Fora, mas se mudou para o Rio de Janeiro, onde fez carreira, aos 12 anos de idade. 

 

A medalha foi criada pela Resolução nº 1.309/2016 e instituída em parceria com a Associação Cultural Estação Palco, sendo uma forma de agraciar pessoas e entidades que contribuem para a produção, difusão e mérito das manifestações artístico-culturais e sociais na cidade e região.

 

Conheça os homenageados 2025 e um pouquinho da história de cada um neste link

Alexandre Guttierrez Mantini 

Associação Propagadora da Música em Juiz de Fora 

Banda de Música do 10o Batalhão de Infantaria 

Banda Sinfônica Ten. Januário 

Bruno Eduardo Alvarenga Ferreira 

Camila de Paula Brasil 

Edimar Augusto da Silva 

Elmir Santos 

Heloísa Mendes de Souza 

Kátia Dornelles Ramires Fraga 

Leo de Freitas 

Letícia e Vanessa 

Mariza Dias

Moacir Evangelista Alves 

Neli Aquino 

Rafael Cardoso 

Rama Ruana 

Roda de Capoeira da Feira Livre da Brasil 

Thalita Mendes da Silva 

Vanderlei Dornelas Tomaz 

William Caipirão 

Zezé do Pandeiro 

 

Assessoria de Imprensa: 3313-4734

 

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade