Publicada em: 20/08/2025 - 21 visualizações

Kátia Franco quer instituir julho como Mês da Música

Kátia Franco quer instituir julho como Mês da Música (20/08/2025 00:00:00)
  • Durante o mês, o Poder Executivo poderá promover, apoiar e incentivar atividades culturais, educacionais e artísticas voltadas à valorização e preservação da música
 

O Festival Internacional de Música Colonial e Música Antiga de Juiz de Fora, realizado anualmente desde 1989, consolidou-se como um dos mais relevantes eventos musicais do Brasil e da América Latina, reunindo músicos, pesquisadores e estudantes de diversas partes do país e do mundo. Nesse contexto, a vereadora Kátia Franco (PSB) apresentou, no dia 18, o Projeto de Lei nº 298/2025, que tem como objetivo instituir o Mês da Música, a ser celebrado anualmente durante o mês de julho, em referência ao evento. “Ao longo de suas edições, o festival transformou a cidade em um verdadeiro polo cultural, proporcionando um encontro singular entre tradição e contemporaneidade, ensino e performance, erudição e popularização da música”, afirmou a vereadora. 


Durante o mês de julho, a cidade se torna palco de concertos, recitais, palestras e oficinas abertas a toda a população, democratizando o acesso à cultura e estimulando a participação ativa da comunidade. Segundo a parlamentar, “a escolha do mês de julho para instituir o ‘Mês da Música’ carrega profundo significado histórico e cultural. É um ato de reconhecimento à relevância desse patrimônio imaterial, à dedicação dos organizadores, artistas e instituições parceiras, e ao papel central que a música desempenha na formação cultural e cidadã”, explicou.


Kátia justificou que, ao eternizar no Calendário Municipal essa celebração, a Câmara vai contribuir para a preservação de uma tradição que enriquece nossa cidade e inspira gerações. “O festival cumpre um papel fundamental na preservação e difusão do patrimônio musical. Ao mesmo tempo, promove o diálogo com outras vertentes musicais, favorecendo a inovação e a diversidade artística”. A vereadora finalizou destacando a importância econômica e turística do festival para a cidade. “O evento gera benefícios econômicos e turísticos para o município, atraindo visitantes, movimentando a rede hoteleira, a gastronomia, o comércio e outros setores de serviços, fortalecendo a economia local e projetando Juiz de Fora no cenário nacional e internacional”, finalizou. 


Assessoria de Imprensa: 3313-4734

 

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade