Publicada em: 20/08/2025 - 59 visualizações

Juraci Scheffer propõe inclusão da Campanha de Popularização do Teatro e da Dança no Calendário Oficial

Juraci Scheffer propõe inclusão da Campanha de Popularização do Teatro e da Dança no Calendário Oficial (20/08/2025 00:00:00)
  • O vereador também quer declarar a evento anual como Patrimônio Cultural e Imaterial da cidade
 

A Campanha de Popularização do Teatro e da Dança de Juiz de Fora é um importante e tradicional evento cultural de Juiz de Fora, organizado pela Associação dos Produtores de Artes Cênicas de Juiz de Fora (APAC-JF). Nesse contexto, o vereador Juraci Scheffer (PT) apresentou, no dia 18, o Projeto de Lei nº 305/2025, que tem como objetivo incluir a campanha no Calendário Oficial do Município. Se o projeto virar lei, a campanha passará a ser celebrada anualmente em agosto, e será declarada Patrimônio Cultural e Imaterial. “A campanha foi criada há mais de 15 anos pela APAC-JF, com o objetivo de levar a arte cênica para um público mais amplo. É um evento anual que visa democratizar o acesso à cultura teatral e de dança na cidade. A campanha oferece uma programação diversificada com espetáculos para todos os públicos, a preços acessíveis”, afirma o vereador. 


A campanha é um sucesso de público e crítica, consolidando-se como um dos principais eventos culturais da cidade. Segundo o vereador, a campanha incentiva a produção local de artes cênicas e fortalece o cenário cultural do município. Além de oferecer lazer e entretenimento para a população, o evento também estimula a participação do público em eventos culturais. “A programação inclui peças de teatro, espetáculos de dança, musicais, stand-up comedy, circo e outras manifestações artísticas. Além das apresentações, também oferece oficinas e workshops. O evento é um sucesso de público e crítica, consolidando-se como um dos principais eventos culturais de Juiz de Fora”, justificou o parlamentar. 

 

Juraci finalizou destacando a importância do evento para a promoção da cidadania e para a difusão dos diversos tipos de arte na cidade, além de contar com o apoio de diversas entidades parceiras. “Em 2023, a 20ª edição da campanha contou com a parceria do Sindicato de Produtores de Artes Cênicas de Minas Gerais. Em 2016, a campanha completou 15 anos e já havia recebido mais de 130 mil pessoas. A cada ano, a campanha cresce em número de espetáculos, espaços culturais participantes e público”.  

 

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