Publicada em: 08/08/2025 - 28 visualizações

Agora é Lei - Câmara Municipal promulga autorização para políticas públicas de Cidade Esponja

Agora é Lei - Câmara Municipal promulga autorização para políticas públicas de Cidade Esponja (08/08/2025 00:00:00)
  • Cidade Esponja é uma área urbana estruturada para absorver, armazenar, tratar e reutilizar a água da chuva
 

A Câmara Municipal de Juiz de Fora promulgou nesta quinta-feira, 7,  a Lei 15.175, que autoriza a implementação de política pública de Cidade Esponja e Localidades Esponjas. A ideia é reduzir os impactos das inundações urbanas, melhorar a qualidade ambiental, promover o uso sustentável da água da chuva e contribuir para a adaptação às mudanças climáticas. A lei é de autoria do vereador Dr. Marcelo Condé (AVANTE). 


De acordo com a nova lei, a adesão ao programa é voluntária. A proposta traz ainda que os sensores ambientais, climáticos e demais dispositivos tecnológicos previstos nesta Lei não poderão ser utilizados para fiscalização de trânsito, controle de velocidade ou aplicação de multas relativas ao tráfego de veículos


Cidade Esponja é uma área urbana estruturada para absorver, armazenar, tratar e reutilizar a água da chuva, com base em soluções baseadas na natureza. Já o conceito de localidades esponja refere-se a regiões específicas do município que adotem práticas e infraestruturas sustentáveis com o mesmo objetivo. 


O vereador defende a lei e exemplifica com outras cidades que já adotam o modelo, tais como Cingapura, na Malásia;  Wuhan e Xiamen, na China. “O objetivo é tornar o município mais resiliente frente às inundações urbanas e às mudanças climáticas, mediante infraestrutura verde, gestão eficiente da água da chuva, incremento da biodiversidade e promoção de bem-estar social”. 


Acesse aqui a Lei 15.175/2025


Assessoria de Imprensa: 3313-4734


 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade