Publicada em: 06/05/2025 - 53 visualizações

Sargento Mello Casal propõe inclusão de software leitor de telas gratuito na rede municipal de ensino

Sargento Mello Casal propõe inclusão de software leitor de telas gratuito na rede municipal de ensino (06/05/2025 00:00:00)
  • Leitor de tela permitirá que pessoas com deficiência visual possam utilizar computadores com sistema operacional Windows de forma autônoma
 

 

O vereador Sargento Mello Casal (PL) apresentou um projeto de lei que visa criar o Programa Municipal de Inclusão Digital para Pessoas com Deficiência Visual ou Baixa Visão. O objetivo é promover acessibilidade educacional e digital. A intenção é instalar o software NonVisual Desktop Access (NVDA), que facilitaria o acesso a conteúdos didáticos e recursos tecnológicos, garantindo autonomia e igualdade de oportunidades no ambiente educacional. 


Mello Casal explica que o software NVDA é um programa gratuito de leitura de tela, de código aberto. A tecnologia permite que pessoas com deficiência visual possam utilizar computadores com sistema operacional Windows de forma autônoma. “Desenvolvido pela NV Access, organização sem fins lucrativos, o NVDA é amplamente reconhecido e utilizado internacionalmente como uma solução acessível, eficaz e de baixo custo”. 


“No contexto da rede municipal de ensino, a adoção dessa tecnologia contribuirá significativamente para a democratização do acesso à informação, ampliando as possibilidades de aprendizado, participação e autonomia dos alunos com deficiência visual”, defende Mello. O programa poderá atender também servidores públicos municipais com deficiência visual, assegurando-lhes o pleno exercício de suas atividades laborais e educacionais. 


O Projeto de Lei nº 183/2025 está em tramitação nas Comissões Temáticas Permanentes e ainda será discutido pelos vereadores em Plenário. 



Assessoria de Imprensa: 3313-4734


 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade