Publicada em: 24/04/2025 - 138 visualizações

Dr. Antônio quer cão de apoio emocional para pessoas com deficiência

Dr. Antônio quer cão de apoio emocional para pessoas com deficiência (24/04/2025 00:00:00)
  • Se aprovado, o projeto vai proibir a cobrança de valores e tarifas à presença do animal de suporte emocional nos locais previstos.
 

 

O vereador Dr. Antônio Aguiar (UNIÃO) apresentou à Câmara Municipal o Projeto de Lei n.º 152/2025, que garante às pessoas com deficiência ou com transtornos mentais o direito de estarem acompanhadas de cães de apoio emocional. A medida vale para a entrada em meios de transporte e em estabelecimentos públicos e privados. Além disso, o texto também proíbe a cobrança de tarifa pela presença do animal. 

 

Para usufruir dos direitos, caso a proposta seja aprovada e se torne lei, a pessoa com deficiência ou transtornos mentais deverá portar laudo emitido por médico psiquiatra indicando necessidade e benefício do animal de apoio emocional. O vereador explica que os cães têm o objetivo de contribuir para o conforto, segurança e apoio de seus tutores. 

 

O projeto tramita nas Comissões Permanentes da Casa. “É um projeto que garante a promoção da inclusão social, o reconhecimento da Importância dos Animais de Apoio Emocional, o combate à discriminação. Garante a segurança e responsabilidade, e a contribuição para a saúde pública”, defende o vereador na sua justificativa.

 

Acesse a íntegra da Proposta de Lei n.º 152/2025

 

Assessoria de Imprensa: 3313-4734


 

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade