Publicada em: 26/03/2025 - 1070 visualizações
A Lei do Passe Livre Estudantil foi sancionada nesta quarta-feira, 26 de março, garantindo gratuidade no transporte coletivo urbano para os estudantes de Juiz de Fora. A medida beneficia todos os alunos regularmente matriculados nas redes públicas municipal, estadual e federal. Além disso, contempla os acompanhantes de estudantes com deficiência. A regulamentação da lei ainda será publicada para detalhar o processo de cadastro e implementação do benefício.
A sanção ocorreu menos de uma semana após a aprovação do projeto no Plenário da Câmara Municipal. O Legislativo teve papel fundamental na construção e aprovação da legislação. O presidente da Câmara, vereador Zé Márcio-Garotinho (PDT), destacou a importância da atuação parlamentar para a concretização da iniciativa. “A Câmara aprovou a lei reafirmando seu compromisso com a educação e com o direito à mobilidade urbana. Essa é uma conquista não apenas do Legislativo, mas de toda a sociedade”, afirmou Garotinho.
A assinatura da sanção, pela prefeita Margarida Salomão (PT), aconteceu na sede da Administração Municipal. Estiveram presentes as vereadoras e vereadores André Luiz Vieira (REPUBLICANOS), Cida Oliveira (PT), Dr. Marcelo Condé (Avante), Fiote (PDT), João do Joaninho (PSB), João Wagner Antoniol (MDB), Juraci Scheffer (PT) Kátia Franco (PSB), Laiz Perrut (PT), Letícia Delgado (PT), Pardal (UNIÃO) e Tiago Bonecão (PSD).
Regulamentação
Com a sanção, o próximo passo é a publicação do decreto que regulamentará as regras de funcionamento do passe livre, prevista para a próxima semana. O benefício valerá para todo o município, independentemente da distância do trajeto percorrido pelo estudante.
A confecção das carteirinhas também dependerá da publicação do decreto e ficará sob responsabilidade das instituições de ensino, podendo ser em formato físico ou digital. A expectativa é que 90 mil estudantes sejam beneficiados.
Emenda
Mesmo depois de aprovar a medida, a Câmara ainda avalia a ampliação do passe livre. É que a Casa Legislativa avalia o PL nº 97/20025, apresentado pelos vereadores Negro Bússola (PV), Sargento Mello Casal (PL) e Vitinho (PSB), oferecendo a gratuidade também para os bolsistas de toda a rede de ensino particular.
Em 2024
Em outubro de 2024, a Câmara Municipal chegou a aprovar projeto de lei apresentado pelo vereador André Luiz. A proposta modificava art. 8º da Lei nº14.209. Ele ampliava a gratuidade do transporte coletivo para todos os estudantes da rede pública de ensino na cidade. “Margarida teve coragem e determinação em transformar essa lei, que era um sonho, em realidade. Para uma lei ser aprovada, depende da maioria na Câmara, e todos os vereadores que lutaram junto contribuíram para que a lei fosse aprovada. Educação nunca é despesa, educação é investimento, e todo incentivo à educação é um investimento com retorno garantido. Nós vamos colher bons frutos”, destacou o André Luiz, durante a sanção do projeto.
Embora tenha sido aprovado, o texto foi vetado pela Prefeitura de Juiz de Fora porque tinha vício de iniciativa. Isso significa que a proposta de passe livre estudantil precisaria partir do Executivo, porque gera ônus financeiro para a Administração Municipal. Depois desse veto, ficou decidido que a Prefeitura encaminharia a proposta na Legislatura que começou em 2025.
Leia a íntegra da Mensagem nº 4.681/2025.
Assessoria de Imprensa: 3313-4734
Câmara Municipal de Juiz de Fora
Rua Halfeld, 955 - Centro, Juiz de Fora/MG
Tel: 32 3313 4700
Faça contato com a Câmara.
Acesse aqui a página com os contatos dos nossos setores.
©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade