Publicada em: 01/07/2024 - 576 visualizações

Fala JF - Saúde é prioridade dos juiz-foranos para investimentos, seguida por educação e segurança

Fala JF - Saúde é prioridade dos juiz-foranos para investimentos, seguida por educação e segurança (01/07/2024 00:00:00)
  • Consulta pública ouviu 2.378 cidadãos em 21 dias; território da cidade foi dividido em oito regiões de planejamento e mais os distritos
 

 

A Câmara Municipal de Juiz de Fora apresentou os resultados da consulta pública Fala JF, um levantamento com os juiz-foranos para balizar a discussão do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias 2025. Os resultados foram apresentados em Audiência Pública (AP) na tarde de segunda-feira, 1º de julho. Ao longo de 21 dias, 2.378 pessoas participaram da pesquisa, escolhendo quais devem ser as prioridades do Poder Público para investir recursos do orçamento municipal. Figuram no ranking saúde em primeiro lugar, como escolha prioritária para 21% dos participantes; educação em segundo lugar, com 16%; e segurança  em terceiro lugar como escolha de 13,5% juiz-foranos – diferente do ano passado, quando transporte e mobilidade ocupava a terceira posição. 


Como metodologia, a pesquisa foi dividida em nove temas com seus respectivos subtemas, e, para a coleta dos dados, a cidade foi setorizada entre os distritos e mais oito regiões de planejamento: Centro, Centro-Oeste, Sul, Sudeste, Norte, Nordeste, Leste e Oeste. O presidente da Câmara, vereador Zé Márcio-Garotinho (PDT), explicou que desde o ano passado a Câmara adotou como prática a realização da consulta pública para a discussão da LDO. “Nós apresentamos os temas para que a população possa votar onde é que ela gostaria que o dinheiro dos impostos, os recursos públicos sejam aplicados para o ano seguinte”. Na mesma toada, o presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização Financeira, vereador André Luiz (REPUBLICANOS), destacou que a ideia é que esse trabalho permaneça “e que ele seja aprimorado a cada ano para que cada vez mais a população tenha a participação no orçamento público”. Participaram também da audiência os vereadores Marlon Siqueira (MDB), Maurício Delgado (REDE), Juraci Scheffer (PT), Bejani Júnior (PSB), Laiz Perrut (PT), Sargento Mello Casal (PL), Vagner de Oliveira (MDB) e Protetora Kátia Franco (PSB). 



Confira as prioridades dentre os temas


Em primeiro lugar, a população de Juiz de Fora escolheu a saúde como área prioritária para receber investimentos, com ênfase em “aumento no número de profissionais nos equipamentos de saúde” e “aumento na oferta de consultas médicas”. A educação vem em segundo lugar, residindo a maior preocupação na “melhora da qualidade da educação de forma geral” e “reforma de escola”. Já no terceiro lugar vem a segurança como prioridade, sendo “combate ao uso de drogas” a principal preocupação da população, junto com o anseio de “ampliação do efetivo da Guarda Municipal”. 


O quarto tema mais falado na consulta pública é transporte, mobilidade e trânsito, com ênfase em “aumento da frota de ônibus” e “manutenção da frota”. Em seguida, em quinto lugar veio assistência social e direitos humanos, principalmente sobre “atendimento à população em situação de rua” e “prevenção ao uso de drogas”. Em sexto lugar, obras públicas, com destaque para “pavimentação de ruas” e “manutenção do pavimento”. Em sétimo lugar figura o tema meio ambiente e sustentabilidade, sendo que a maior preocupação da população recai sobre “limpeza de terrenos, córregos, ruas e calçadas” e em seguida “combate a poluição”. A cultura vem finalizando o ranking, e os juiz-foranos que escolheram esse tema como prioridade elencaram a “realização de eventos e atividades culturais” como prioridade, seguido do “incentivo à cultura”.



Confira as prioridades por região de planejamento


Na primeira região de planejamento, Centro, com bairros como Santa Helena, São Mateus e Granbery, a prioridade dos moradores recai sobre a saúde pública, escolha de 18,69% dos participantes da região. Em segundo lugar, educação, seguido por segurança e assistência social e direitos humanos. 


Na segunda região, Centro-Oeste, onde estão bairros como Francisco Bernardino e Cerâmica, os moradores escolheram como prioridade a saúde, opção de 23,81% dos participantes, seguido de educação, com 19,39%, e em terceiro lugar aparece a segurança, com 12,59%, seguida por transporte e mobilidade urbana. Na região Leste, onde estão os bairros Vitorino Braga, Progresso e Linhares, a prioridade também é saúde, com 20,50%, seguida por educação, com 15,16%; porém, em terceiro lugar, vem transporte, mobilidade e trânsito, como a prioridade de 12,75% dos participantes. 


Na região Nordeste chama a atenção a preocupação dos moradores com segurança. Ela figura em segundo lugar no ranking das prioridades, como escolha de 15,27% dos moradores, atrás apenas da saúde, com 22,31%. Em terceiro vem educação, com 15,01% e, por último, transporte, mobilidade e trânsito, com 12,75%. Na região Norte, saúde vem em primeiro lugar, com  21,07% dos votos, e em segundo lugar, a preocupação dos moradores da região reside sobre transporte, mobilidade e trânsito, opção escolhida por 16,41%. Em terceiro e quarto lugar vêm educação com 14,34% e segurança com 12,78%.


Na região Oeste, em bairros como São Pedro e Aeroporto, a população escolheu como prioridade saúde, com 19,10% dos votos. Em segundo lugar vem educação, com 17,93%; em terceiro lugar transporte mobilidade e trânsito, com 14,42% dos votos; e em quarto lugar segurança, com 12,87%. Na região Sul, a prioridade é saúde, com 19,54% dos votos; seguida de educação, com 17,59%; segurança, com 12,39%; e transporte, com 10,5%. Finalizando, na região Sudeste a preocupação maior se relaciona com saúde para 25% dos participantes, seguida de educação e transporte, ambos com 15% dos votos, e segurança com 14% dos votos dos participantes. 


A consulta popular ouviu também os moradores dos Distritos de Rosário de Minas, Penido, Valadares, Humaitá de Minas, Torreões, Monte Verde de Minas, Caetés de Minas e Sarandira. Para essa parcela da população, a prioridade é a saúde, que recebeu 26,4% dos votos. Em segundo lugar vem a preocupação com segurança, que recebeu 15,8% dos votos, em terceiro lugar transporte, mobilidade e trânsito, que recebeu 15,6% dos votos, e em quarto lugar educação, com 13,2% dos votos. 


Assessoria de Imprensa: 3313-4734


 


©2022. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade