Publicada em: 08/05/2008 - 206 visualizações

CPI agenda depoimentos

CPI agenda depoimentos (08/05/2008 00:00:00)
 

CPI agenda depoimentos

       A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) formada na Câmara para apurar suspeita de desvio de recursos públicos e enriquecimento ilícito do prefeito Alberto Bejani agendou os primeiros depoimentos (Veja calendário abaixo). As convocações foram feitas para os dias 15, 16 e 19 de maio.
       
       Serão intimados o procurador geral do município, Leon Gilson, e a subsecretária da Fazenda, Marlene Bassoli. Os depoimentos de Marco Vitório Macacchero e Georgimar Ferreira foram marcados em função de dois dos veículos apreendidos em propriedades do prefeito durante a Operação Pasárgada, realizada pela Polícia Federal, estarem em seus nomes.
       
       O antigo proprietário da Fazenda Liberdade, Luiz Carlos Mazzócoli, e Márcio Francisco de Oliveira, de quem supostamente o prefeito comprou terras vizinhas, também serão convocados.
       
       Para verificar benfeitorias na fazenda, realizadas depois da compra por Bejani, os vereadores integrantes da CPI: Isauro Calais (PMN-presidente), Bruno Siqueira (relator-PMDB), Rodrigo Mattos (PSDB), José Emanuel (PSC) e Aparecido de Jesus (Cidão-DEM), farão uma visita ao local, em data a ser agendada.
       
       O advogado Marcelo Abdala da Silva, apontado como comprador das terras de Bejani, chegou a citar o asfaltamento de 4 km. Ele é mais um dos listados pela CPI para prestar depoimento. A data, porém, ainda não foi marcada. A intenção dos vereadores é de ouvi-lo em Belo Horizonte, onde reside.
       
       Os diferentes valores já divulgados da Fazenda levam a CPI a também recorrer à Associação Juizforana de Corretores de Imóveis (Ajade) para uma avaliação de mercado e a solicitar os contratos de compra e venda, incluindo os das terras que teriam sido anexadas posteriormente à aquisição pelo prefeito.
       
       A idéia é fazer parcerias em busca de informações. O pedido do delegado da Polícia Federal de BH, Marco Alexandre Veloso Aguiar, de envio do processo administrativo da Prefeitura com a TCQ será atendido. Por outro lado, a comissão vai recorrer a um advogado da capital, Luís Airton Carvalho, para facilitar o acesso a dados através da Justiça.
       
       Mais informações continuam sendo levantados pela CPI. À Delegacia da Receita Federal em Juiz de Fora serão solicitadas as declarações anuais do Imposto Sobre Propriedade Rural da Fazenda Liberdade entre 2004 e 2007. A prestação de contas de saques com o cartão corporativo do prefeito entre 2005 e 2007, também serão solicitadas, assim como gravações de entrevistas concedidas por ele as TVs Panorama e Alterosa e ao jornal Tribuna de Minas, além da gravação da entrevista concedida por Marcelo Abdalla. O levantamento de saques em dinheiro que porventura tenham sido feitos, em contas da Prefeitura, pelo Instituto de Gestão Fiscal também serão levantados.
       
       Ao vereador José Emanuel, um dos integrantes da CPI, foram entregues as respostas que solicitou sobre a administração passada, para que possa realizar um comparativo com a atual. Uma parte do material depende do Banco do Brasil, o que gerou pedido de extensão do prazo de entrega em 48 horas.
       
       Depoimentos agendados
       
       Quinta-feira -15/05
       Leon Gilson, procurador geral do município - 9h
       Marlene de Paula Bassoli - subsecretária da Fazenda - 11h
       
       Sexta-feira –16-05
       Marco Vitório Macacchero – 14h
       Georgimar Ferreira – 15h
       
       Segunda-feira – 19-05
       Luiz Carlos Mazzócoli – advogado – 9h
       Márcio Francisco de Oliveira – 11h

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade