Publicada em: 27/04/2023 - 1410 visualizações

Câmara 170 anos - Câmara reedita o livro História de Juiz de Fora – até 1950

Câmara 170 anos - Câmara reedita o livro História de Juiz de Fora – até 1950 (27/04/2023 00:00:00)
  • De autoria de Paulino de Oliveira, a obra é uma das principais fontes históricas sobre a arquitetura, a política, a economia e o protagonismo de Juiz de Fora
 

As discussões políticas que pautaram a construção da Juiz de Fora que conhecemos hoje são detalhadas na obra relançada pela Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) na noite da última quarta-feira, 26, no Palácio Barbosa Lima, prédio histórico cuja trajetória também permeia o livro História de Juiz de Fora. Publicado em 1953, o livro escrito por Paulino de Oliveira faz parte agora de mais um capítulo da história da Câmara Municipal, que escolheu a reedição da obra como marco para os 170 anos da Casa do Povo. O livro foi lançado em formato digital gratuitamente, e a CMJF estuda o lançamento de uma versão impressa. 

 

O presidente da Câmara Municipal de Juiz de Fora, vereador Zé Márcio-Garotinho (PV), contou que há 9 anos entrou em um sebo da cidade e encontrou o livro de Paulino. “O livro conta a nossa história detalhe por detalhe. Conta da criação da União Indústria, do surgimento da avenida Rio Branco, da mudança do Cemitério Municipal, da construção do Matadouro, da visita de Dom Pedro... E tudo isso baseado nas atas da Câmara Municipal. Preservar o passado permite construir um futuro”. Garotinho relatou ainda que os 19 vereadores se sentiram na obrigação de trazer essa história para toda a população – que atesta o protagonismo histórico do Legislativo. Participaram da solenidade também os vereadores Vagner de Oliveira (PSB), Juraci Scheffer (PT), Protetora Kátia Franco (REDE) e Laiz Perrut (PT). 

 

Reeditado pela Superintendência de Comunicação por meio da Assessoria de Imprensa da CMJF, o trabalho é resultado do empenho de vários profissionais, incluindo jornalistas, designers, diagramadores e estagiários. Representando o grupo, a redatora-revisora da CMJF, Joyce Weber, resumiu a importância do trabalho para a cidade. “Nos dá orgulho quando a gente vê uma Casa Legislativa olhar para o passado da nossa cidade. Isso evidencia a valorização do que realmente importa: da cultura e da memória”. 

 

A obra está disponível gratuitamente em formato digital no site da Câmara Municipal. Baixe gratuitamente a edição aqui. 

 

O lançamento do livro História de Juiz de Fora - até 1950 foi transmitido ao vivo pela JFTV Câmara, canal 35.1, e também pelo YouTube. O evento pode ser assistido neste link.

 

Mais informações: 3313-4734 - Assessoria de Imprensa

 

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade