Publicada em: 07/12/2005 - 562 visualizações

Câmara faz audiência pública para debater duplicação da BR - 040

Câmara faz audiência pública para debater duplicação da BR - 040 (07/12/2005 00:00:00)
 

Câmara faz audiência pública para debater duplicação da BR - 040

       Em audiência pública realizada na Câmara Municipal, os vereadores ficaram sabendo mais detalhes sobre as obras de duplicação da rodovia BR-040 nos quilômetros 771 a 808, trecho entre Matias Barbosa e Barreira do Triunfo, em Juiz de Fora. A reunião foi convocada pelo vereador Eduardo Novy (PTB), que lamentou a demora na realização da obra e a não conclusão dela até o prazo determinado, em dezembro deste ano. Minha principal preocupação é com o produtor rural. Os que têm propriedades em bairros e distritos próximos à estrada estão tendo o acesso prejudicado pelas dificuldades no transporte de seus materiais e insumos. Também critico os retornos distantes fazendo com que os produtores percorram grandes distâncias para levar suas mercadorias, argumentou Novy.
       A engenheira representante da Concer, Márcia Fragoso e o engenheiro diretor de operações da Concessionária, Ricardo Barra, explicaram que as obras estavam previstas desde 1995, sendo necessário para a duplicação da subida na serra de Petrópolis, RJ. Mas com o aumento do tráfego no trecho dos quilômetros 771 a 808, houve um replanejamento para atender a parte da pista que necessitava de melhorias mais urgentes. Os acidentes haviam aumentado e a segurança estava prejudicada, por isso, resolvemos duplicar a pista. Também aumentamos o número de câmeras, que podem nos advertir sobre qualquer ocorrência na estrada e diminuímos o de telefones públicos, como estava previsto no início. O fato se deve ao constante furto de fiação metálica e o porte de celular pela maioria dos motoristas, afirmaram os engenheiros.
       Ricardo Barra ainda esclareceu que as obras não vão se reverter em aumento no valor do pedágio nem no número de postos, e que são um total de 11 retornos, entre bidirecionais e unidirecionais, em 36 quilômetros. Esse número é bem razoável para o espaço, avalia o engenheiro.
       O fluxo diário de veículos nos três pedágios que ligam Juiz de Fora ao Rio de Janeiro é de 20 mil, na baixada fluminense, 7 mil em Areal e 10 mil em Simão Pereira. O valor da tarifa é de R$ 6,40. O vereador Novy não se considerou satisfeito com as explicações e alegou que a população está sendo extremamente prejudicada pelas obras e que não estão sendo tomadas medidas compensatórias para esta fatia da população. São mais de 120 famílias prejudicadas residentes na outra estrada do Salvaterra que dependem do oferecimento de retorno para melhor transitar naquela localidade. E ainda não vimos nada que melhore suas condições de vida, afirmou.
       Estiveram presentes à reunião, além dos engenheiros da Concer, o superintendente da Gettran, Marco Antônio da Silveira; e os seus diretores de Trânsito, Alfredo Laporte e Estudos e Projetos, Héber de Souza Lima; o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ciro Rodrigues Júnior; o subsecretário de Estruturação e Regulação Urbana da PJF, Marco Antônio da Silva Santos; o inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Luis Heleno Lima Correa e os representantes da Agência Nacional de Transporte Terrestre, Carlos Henrique Noronha, José Carlos Xamarela.
       

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