Publicada em: 02/01/2023 - 937 visualizações

Mesa Diretora toma posse na Câmara Municipal

Mesa Diretora toma posse na Câmara Municipal (02/01/2023 00:00:00)
  • O novo presidente, Zé Márcio Garotinho, assume com o compromisso de ampliar diálogo com a sociedade e discutir temas relevantes para Juiz de Fora
 

A Mesa Diretora (biênio 2023-2024), sob o comando do agora presidente vereador Zé Márcio Garotinho (PV), tomou posse na noite desta segunda-feira, 2, no Plenário da Câmara Municipal. Fazem parte também da nova gestão os vereadores Nilton Militão (PSD), primeiro vice-presidente; Pardal (UNIÃO), segundo vice-presidente; Marlon Siqueira (PP), primeiro-secretário; e Protetora Kátia Franco (REDE), segunda-secretária.

 

A gestão da atual Mesa Diretora será marcada por eixos de atuação como participação popular, ampliação da Comunicação Legislativa, debates públicos com participação de especialistas e mais aproximação dos vereadores com os cidadãos. Para isso, a Presidência garante empenho para a ampliação do atendimento ao público e fortalecimento do trabalho dos parlamentares nas comissões permanentes e especiais.

 

Ele reforçou ainda o compromisso com quatro pontos que guiarão os próximos dois anos, como a garantia de que todo vereador, vereadora e cidadão terá direito à fala; a mudança da Câmara Municipal para o Fórum Benjamin Colucci; o investimento e ampliação da Comunicação da Casa Legislativa; e a transformação da Câmara em protagonista nos assuntos fundamentais da cidade. A Comunicação também terá destaque para a garantia da democracia, a transparência das ações públicas e a aproximação com a população. “O canal aberto JFTV Câmara será a nossa escuta da população. Para que estejamos antenados com os desejos da sociedade. Juiz de Fora é a caixa de ressonância da cidade. Quem está insatisfeito com questões políticas ou não vem para a porta da Câmara”. 

 

Além de pensar a comunicação para o feedback da população, Garotinho apresentou ainda a proposta de discussões com profissionais técnicos para a resolução dos problemas da cidade: “temos problemas das médias e grandes cidades brasileiras. E faremos essas discussões com técnicos”. O parlamentar também destacou o trabalho desenvolvido pela gestão anterior, que nos últimos dois anos reformou e equipou o Palácio Barbosa Lima, além de ter elaborado o Plano Estratégico, que continuará sendo seguido nos próximos dois anos.

 

Garotinho destacou necessidade de abraçar a discussão para que Juiz de Fora seja atrativa para o investidor e empreendedor locais e de fora, que vão gerar emprego, renda e receita para a cidade.

 

A melhoria do ambiente de negócios, uma das pautas apresentadas, pode ser feita por mudanças nos licenciamentos que já estão sendo estudadas e discutidas. “Precisamos construir um projeto de cidade a seis mãos. Câmara Municipal, Poder Executivo e sociedade. Não se trata de projeto de governo, mas um projeto de cidade”, propôs ele. 

 

Os desafios impostos ao poder político para os caminhos que Juiz de Fora precisa traçar para o desenvolvimento e cidadania também reverberaram nas falas dos vereadores membros da Mesa. Marlon Siqueira destacou a responsabilidade na defesa de cada mandato. “Uma Casa do Povo forte e coesa  que possa suprir as expectativas dos eleitores”. Marlon deu ênfase ainda à importância das ferramentas de comunicação para aproximar os cidadãos e também o dever de coibir extremismos. Protetora Kátia Franco, Pardal e Nilton Militão reforçaram principalmente o papel de fiscalizador do Poder Executivo, mas também o auxílio pelo diálogo na condução de uma Juiz de Fora melhor. 

 

Além dos parlamentares municipais, prestigiaram a solenidade autoridades políticas, jurídicas, eclesiásticas e militares, dentre eles o vice-prefeito, Kennedy Ribeiro; o juiz diretor do Fórum de Juiz de Fora, Paulo Tristão; a deputada Ione Barbosa; o comandante da Guarda Municipal de Juiz de Fora, Leandro Lisboa; a vice-reitora da UFJF, Girlene Alves; o capitão do 4 Batalhão de Bombeiro Militar Thomaz Tasso de Freitas; o  ex-prefeito Antônio Almas; e o reitor do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio,  padre Antônio Camilo de Paiva. 

 

A prefeita Margarida Salomão (PT) justificou a ausência por estar em Brasília para a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

 

A cerimônia foi transmitida ao vivo pela JFTV Câmara, canal 35.1, e pode ser conferida também no canal da JFTV Câmara  no YouTube.

 

Mais informações: 3313-4734 - Assessoria de Imprensa



 

 


©2022. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade