Publicada em: 25/07/2022 - 1057 visualizações

Câmara realiza ações em prol das mulheres negras

Câmara realiza ações em prol das mulheres negras (25/07/2022 00:00:00)
  • O CIAM realiza trabalhos educativos e de divulgação do Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha; ação incluiu a entrega de absorventes ao abrigo para mulheres em vulnerabilidade
 

Para celebrar o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado nesta segunda-feira, 25, a Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) está promovendo ações de conscientização contra a opressão sofrida pelas mulheres negras. Dentre as atividades promovidas pelo Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) da Câmara Municipal de Juiz de Fora, está a entrega de absorventes femininos ao Abrigo Institucional  de Mulheres. As doações foram arrecadadas na campanha Dignidade Feminina, realizada dentro das comemorações de março, Mês da Mulher na Casa Legislativa.

A coordenadora do CIAM, Gilmara Mariosa, garante que a campanha integra um movimento maior que a busca pela erradicação da pobreza menstrual. O abrigo institucional atende pessoas que menstruam, “em sua maioria negras. Quando fornecemos os absorventes estamos beneficiando mulheres em situação de vulnerabilidade”, explicou. Segundo ela, a doação de absorventes continua e os itens podem ser levados até o CIAM na Câmara Municipal.

Segundo a coordenadora do abrigo, Sandra Souza, a instituição é a primeira a receber as doações, e o Abrigo Institucional de Mulheres atende o público LGBTQIA+ e famílias em trânsito, sendo "um serviço de abrigo para 30 mulheres em situação de vulnerabilidade no Centro de Juiz de Fora".

O Dia da Mulher Negra será relembrado também por meio de vídeos informativos da JFTV Câmara, com o objetivo de conscientizar e gerar discussões sobre a luta das mulheres negras contra a opressão de gênero, a exploração e o racismo.  Celebrado em 25 de julho, o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha foi instituído em 1992 durante o 1º Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas, realizado na República Dominicana. Aqui no Brasil, a data é uma oportunidade para reverenciar mulheres quilombolas, como Tereza de Benguela e Dandara.

A Câmara Municipal aprovou uma lei que institui o Programa Municipal de Erradicação da Pobreza Menstrual no Município de Juiz de Fora, voltado ao atendimento à saúde, de higiene pessoal e de promoção educacional às pessoas que menstruam e que estejam em situação de vulnerabilidade social. O texto prevê atividades de formação e semana educativa sobre o tema e o fornecimento de absorventes para as escolas públicas municipais e unidades básicas de saúde de Juiz de Fora.

Mais informações: 3313-4734 - Assessoria de Imprensa


 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade