Publicada em: 07/05/2008 - 205 visualizações

Pardal quer combater obesidade nas escolas do município

Pardal quer combater obesidade nas escolas do município (07/05/2008 00:00:00)
 

Pardal quer combater obesidade nas escolas do município

       “Tenho acompanhado, com preocupação, os índices de porcentagem sobre a obesidade da população brasileira e com base em relatórios da Organização Mundial de Saúde (OMS), fico ainda mais atendo, porque para os próximos anos, esses números devem aumentar”. A justificativa é do vereador secretário Luiz Otávio (Pardal – PTB) que apresentou projeto de lei instituindo, nas entidades de ensino público da rede municipal, matéria no currículo de disciplinas, de forma interdisciplinar e transversal, conteúdos relacionados à obesidade.
       
       A idéia, segundo o legislador, é conscientizar e produzir conhecimentos sobre o assunto, na prevenção de doenças. Pardal explica que dados da OMS mostram que, nos próximos anos, o número de doenças provocadas pelo acúmulo de gordura mórbida, conseqüência dos hábitos alimentares inadequados, deve aumentar. “Esta preocupação inicia-se desde a infância, pois com a urbanização e conseqüentemente a perda de espaço das ruas e quintais para o lazer e também por questão de segurança, as crianças e adolescentes estão cada vez mais confinadas entre quatro paredes com hábitos sedentários. Outra questão é o avanço da tecnologia, as crianças passam a maior parte do tempo diante de computadores, games, TV e, com isso, as estruturas corporais não estão sendo exploradas a contento”, disse o vereador.
       
       Pardal esclarece que o projeto irá contribuir para que os educadores e pais tenham mais informações sobre os malefícios de uma alimentação não saudável. Ele diz que os hábitos alimentares precisam ser repensados na sociedade moderna, que tem hoje a predominância de gorduras saturadas, hidrogenadas trans e conservantes. Além disso, afirma o vereador, é necessário conscientizarmos crianças e jovens quanto aos riscos a que estão expostos devido à alimentação de fast-food.

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade