Publicada em: 08/12/2015 - 304 visualizações

História

A História do Legislativo e os desafios atuais foram abordados pelo professor Antônio Barbosa. Ele usou de técnicas e sensibilidade humana para analisar a trajetória no século XX, com avanços nos direitos políticos e civis, não acompanhados, entretanto, pelos sociais.

Um retrospecto foi feito desde a República até os dias atuais. A segunda Guerra Mundial foi considerada um momento fundamental, na medida em que, ao final, incentivou o respeito à dignidade humana, e a ONU elaborou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, com reflexos positivos no Brasil.

A industrialização e urbanização do país a partir da década de 50 foi outro momento marcante. Surgiram grandes empresas como a Vale do Rio Doce e a Petrobras. Dos 90 milhões de brasileiros em 1970, 39 milhões migraram do campo para a cidade. Começou aí o fortalecimento dos sindicatos.

Nos anos 60, dois projetos estavam em jogo. Uma tentativa de humanizar o capitalismo brasileiro e outro processo de modernização pela via ditatorial. Mesmo com a introdução desse sistema, Antônio Barbosa enfatiza que a política brasileira não acabou. As eleições municipais mobilizaram a população. Em 1974, com a crise do Petróleo e decadência do chamado Milagre Brasileiro, a oposição teve mais votos que a situação. O lançamento da candidatura de Ulysses Guimarães a presidente da República, mesmo com eleições indiretas, possibilitou a divulgação da mensagem oposicionista. Foi o início do fim do governo militar. Em 79, o país conquista a Anistia e cresceu a luta pelas diretas para presidente, consolidadas em 1984.