Publicada em: 29/05/2019 - 232 visualizações
A Associação dos Cegos, que completa 80 anos em 2019, atende atualmente cerca de 1.800 pessoas por mês. Com o intuito de conhecer o trabalho desenvolvido pela instituição, a Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência visitou o prédio na tarde desta quarta-feira, 29. Estiveram presentes o presidente da Comissão, João Coteca (PR), além de representantes dos vereadores Antônio Aguiar (MDB) e Fiorilo (PTC).
A Associação dos Cegos disponibiliza atendimento clínico, com cirurgias, exames e consultas. Para as pessoas que sofrem de glaucoma, doença que atinge o nervo óptico e envolve a perda de células da retina responsáveis por enviar os impulsos nervosos ao cérebro, são disponibilizados colírios e consultas periódicas. A instituição atende, por mês, mil pessoas diagnosticadas com a doença. No entanto, a lista de espera contém três mil pessoas.
O interventor Luiz Eduardo Colares conta que a lista de espera para atendimento de glaucoma contém três mil pessoas. “Para aumentar a nossa lista de atendidos, é preciso ampliar o nosso convênio com o SUS. Com a reforma na nossa área clínica, pretendemos também mudar nosso contrato e aumentar o número de atendidos”, explica. A nova área clínica está prevista para começar a funcionar no próximo mês. O médico e diretor clínico, Luciano Arantes, conta que o objetivo é ampliar o atendimento e proporcionar mais conforto aos pacientes. “Estamos fazendo o possível para que o paciente chegue aqui e receba o atendimento. Queremos realizar a prevenção, o tratamento e a inclusão, então é preciso cuidar desde o início e conseguir resolver a situação do paciente aqui”, destaca.
Além do atendimento clínico, a Associação dos Cegos desenvolve trabalho social. Há 24 pessoas que moram no internato da instituição, onde recebem alimentação, cuidados médicos, educação e lazer. São oferecidos, ainda, quatro cursos para as pessoas com deficiência visual: Artesanato, no qual pode ser desenvolvida a coordenação motora; braille, no qual é ensinado o método de escrita; informática, no qual os computadores são usados com o auxílio de um equipamento de áudio; e o curso de Atividade da Vida Diária (AVD), no qual é ensinado como fazer tarefas do cotidiano em uma casa como lavar roupa, arrumar a cama e cozinhar.
Maria Luzia Ferreira frequenta os cursos de AVD e Informática. A sala de informática possui sete computadores, que contam com o sistema DOSVOZ que emite sons para orientar o usuário. “Aprendemos a navegar na internet, a fazer pesquisas, a usar programas. Assim como uma pessoa que enxerga, podemos fazer de tudo no computador. No curso de AVD, nós aprendemos a cuidar da casa para ter independência, caso resolvemos morar sozinhos. Esses cursos são muito importantes para nos dar autonomia”, ressalta Maria Luzia.
A Associação dos Cegos também realiza a adaptação de materiais didáticos para o Braille e de obras literárias. Com isso, há uma biblioteca em Braille que possui obras com a Bíblia, “Eu sou Malala”, “Meu pé de laranja lima” e “Orgulho e Preconceito”. É oferecido para as pessoas com deficiência, ainda, o serviço de orientação acerca da mobilidade para ensinar sobre o uso de bengalas e dos pisos podotáteis.
Ao fim da visita, o vereador Coteca relatou que estava encantado com os serviços oferecidos. “Estou impressionado com o trabalho da administração que está à frente da instituição. Eu gostaria que a população conhecesse a Associação e colaborasse com o trabalho, seja como voluntário ou com doações”, disse.
Coteca esclareceu ainda que as doações podem ser feitas por meio da conta de energia elétrica, que mediante solicitação pode cobrar um valor mensal que será repassado integralmente para a instituição. Além disso, os interessados em doar também podem solicitar que um mensageiro recolha a doação em sua residência ou entregar diretamente na Associação, localizada na Avenida dos Andradas, 455, no centro. O telefone para contato é 2101-2476 ou 2101-2480, e são aceitas doações em dinheiro, roupas ou alimentos.
Informações: 3313-4734 / 4941 - Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Juiz de Fora
Rua Halfeld, 955 - Centro, Juiz de Fora/MG
Tel: 32 3313 4700
Faça contato com a Câmara.
Acesse aqui a página com os contatos dos nossos setores.
©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade