A partir desta segunda-feira, 8 - Dia Mundial de Combate ao Câncer - a Câmara Municipal de Juiz de Fora passa a receber doações de lenços de cabelo e toalhinhas de mão para pacientes com câncer. A caixa de coleta já está no saguão, em cima do balcão de informações. Quem quiser ajudar, só precisa trazer os itens e depositar no local. Tudo o que for arrecadado será doado para pacientes em tratamento na cidade.
A iniciativa é da professora Denise Barros que procurou a Câmara e recebeu todo o apoio para divulgar o projeto “Mama Amiga”. Denise descobriu um tumor na mama há um ano durante um autoexame, dois meses antes de fazer a consulta preventiva anual. Ela precisou operar, passou por sessões de quimioterapia e radioterapia e por causa do tratamento chegou a perder todo o cabelo. Hoje, curada, resolveu ajudar outras pacientes arrecadando lenços de cabelo e toalhas de mão. “As pessoas não têm ideia dos milagres que esses acessórios podem fazer. Você se transforma com o lenço, passa a se sentir bem e com muito mais liberdade para sair de casa. Eu não me adaptei a peruca, mas adorava estar de lenço na cabeça e a cada dia com um diferente. Já a toalhinha de mão traz segurança porque durante o tratamento a paciente transpira muito. Ela dá um conforto a mais para a gente”, afirmou.
Para o presidente da Comissão de Saúde e Bem-Estar Social da Casa, vereador Dr. Antônio Aguiar (MDB), com a parceria, a Câmara auxilia não só na arrecadação dos lenços de cabelo e das toalhinhas de mão, mas também reforça a importância da prevenção. “O câncer é a segunda doença que mais mata no mundo. Mas existe cura, principalmente se a doença for detectada de forma precoce. Por isso, precisamos falar do câncer e as pessoas devem se prevenir”, afirmou.
O presidente da Casa, Luiz Otávio Coelho - Pardal (PTC), também reforçou a importância da participação na Câmara na campanha. “Tudo o que pode trazer benefícios para a população temos que ajudar a compartilhar”, finalizou.
As doações de lenços de cabelo e toalhinhas de mão podem ser feitas na Câmara até o final de abril. O horário de funcionamento do Legislativo de segunda a quinta é de 8h às 18h, nas sextas-feiras o horário é de 8h às 17h.
Informações: 3313-4734 / 4941 - Assessoria de Imprensa