Representantes dos órgãos de segurança de Juiz de Fora compareceram à Câmara Municipal nesta segunda-feira, 18, para se reunirem com a Comissão de Segurança Pública - formada pelos vereadores Sargento Mello Casal (PTB), Cido Reis (PSB) e Marlon Siqueira (MDB) - e com o presidente da Comissão de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Júlio Obama Jr. (PHS). O objetivo foi discutir possíveis ações para evitar problemas nos eventos não autorizados pela Prefeitura que acontecem durante o período que coincide com as festividades de carnaval na cidade.
A reunião contou com a presença de representantes da Guarda Municipal, da Secretaria de Atividades Urbanas (SAU), da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), do Corpo de Bombeiros Militar, da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Vara da Infância e Juventude e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agropecuária (Sedeta). Ficou definida a criação de uma
Força Tarefa, formada por estes órgãos, que irá compartilhar informações e planejar ações em conjunto quando houver aglomeração não autorizada. A intenção é coibir a violência, o consumo de bebidas alcoólicas por menores, a perturbação da ordem pública e o comércio irregular de produtos.
O presidente da Comissão de Segurança Pública, Mello Casal, defende que a ação unificada irá fortalecer a segurança e que, com todos os órgãos trabalhando em parceria, as dificuldades e riscos causados pelo baixo número de efetivo de profissionais serão reduzidos. “Nos blocos que foram autorizados pela Prefeitura todo o planejamento de segurança já foi feito. Mas nós precisamos também, ter os órgãos de segurança preparados para agir nesses eventos não autorizados e, com a criação da Força Tarefa, iremos começar a construir isso”, ressaltou.
Os órgãos que fazem parte da
Força Tarefa estão de prontidão a partir desta segunda-feira, com profissionais disponíveis para atuar caso sejam notificados sobre a realização de eventos não autorizados. No primeiro momento a
Força Tarefa irá atuar apenas nas aglomerações que ocorrem neste período de festividades carnavalescas, mas o intuito é que futuramente seja formada a Comissão de Monitoramento de Eventos Esportivos e Culturais (Comovec) na cidade, que funcionará durante todo o ano facilitando a atuação conjunta dos órgãos de segurança.
A orientação dos órgãos de segurança é para que o cidadão confira a
programação dos blocos carnavalescos autorizados pela Prefeitura de Juiz de Fora, que contam com planejamento e respaldo de segurança.
Informações: 3313-4734 / 4941 - Assessoria de Imprensa