Publicada em: 05/12/2007 - 88 visualizações

Eduardo Novy quer instalação de antenas de celular em Zona Rural de Juiz de Fora

Eduardo Novy quer instalação de antenas de celular em Zona Rural de Juiz de Fora (05/12/2007 00:00:00)
 

Eduardo Novy quer instalação de antenas de celular em Zona Rural de Juiz de Fora

       “A periferia e o meio rural de Juiz de Fora estão isolados da civilização. O problema é emergencial e as autoridades são responsáveis por resolvê-lo ou amenizá-lo. Não estamos pedindo nada fora do alcance das operadoras de telefonia celular”. Para o vereador Eduardo Novy (PSC) a questão “polêmica” que envolve a instalação e operação de antenas de telefonia celular na cidade é delicada e precisa ser estudada com mais atenção, “pelas operadoras e pelas autoridades municipais”.
       
       O assunto foi tema de audiência pública na Câmara solicitada pelo legislador que não entende o porquê da periferia e da Zona Rural do município estarem descobertos até hoje.
       
       A explicação veio com o representante da Gerência de Telefonia do Departamento Estadual de Telecomunicações, Olavo Junqueira. De acordo com o técnico, as operadoras não são obrigadas a instalar o serviço em localidades com menos de 100 habitantes, o que acontece com a maioria dos distritos e regiões compreendidas como área rural. Ele disse ainda, que a colocação de uma Estação de Telecomunicação custaria, em média, R$ 80 mil, onerando para as operadoras. Olavo apontou como uma “possível” solução a parceria entre o Poder Público e as empresas.
       
       Para Adalton Caetano, coordenador de Licenciamento da Oi, a situação esbarra em várias questões, entre elas, a agilidade do Governo em conceder a licença para a instalação das antenas. Ele informou que a empresa possui centenas de pedidos, protocolados, “mas sem respostas. Estamos atentos ao problema de dezenas de moradores, tanto da periferia, quanto da Zona Rural, mas ainda não obtivemos uma solução das autoridades”, disse. Adalton questionou a falta de esclarecimento, por parte dos poderes públicos, sobre a Lei que regulamenta a instalação de Estações de Rádio Base do Sistema de Telefonia.
       
       O representante da Agenda Jf, da Prefeitura, Marcus Motta, informou que, em Juiz de Fora, existem mais de 85 antenas instaladas. São mais de 58 estações de rádio base em processo de licenciamento e 26 em situação irregular. “Para que uma operadora possa instalar uma antena, ela deve apresentar o Relatório de Controle Ambiental e propor, através de um plano estratégico, soluções para os possíveis impactos causados pelas ondas eletromagnéticas”, disse.
       
       “Em Juiz de Fora, as empresas primeiro instalam as antenas e depois solicitam licença. Isso é errado e quem é penalizada é a população que tem que se adaptar, correndo riscos”, disse a presidente do Comitê de Cidadania Justiça e Paz, Déa Emília Andrade.
       
       Para Novy, a reunião teve “saldo positivo”. Ele tranqüilizou as lideranças comunitárias de áreas rurais, presentes na audiência, dizendo que irá buscar a parceria proposta pelas empresas de telefonia para dar melhores condições de comunicação aos moradores de bairros distantes e para o homem do campo. “Muitos trabalhadores, por causa dos incentivos financeiros por parte de instituições bancárias e administrativas do Governo, estão retornando para o campo. É justo que eles tenham um mínimo de conforto e segurança para desenvolverem suas atividades”, concluiu.
       
       Novy incentiva educação digital
       
        A educação digital é uma forma de inclusão social. A declaração é do vereador Eduardo Novy (PSC) que, diante dessa constatação, desensolve uma trabalho de profissionalização, junto a camadas carentes da comunidade, que não têm acesso à informática. Amanhã (06/12) Novy forma mais uma turma com cem alunos em Benfica. A solenidade acontece às 19h, na rua Martins Barbosa, 830. O local é mais conhecido por Clube do Moacir.
        Inicialmente, o vereador concentrou os esforços na zona rural. Turmas foram preparadas em Valadares, Torreões, Rosário de Minas, Penido, entre outros locais. Superada esta etapa, ele se voltou mais para a área urbana. O curso já passou por dezenas de bairros como Ipiranga, Granjas Betânia, Jardim Esperança, Vila Ideal..
        Novy já conseguiu abranger cerca de 4 mil jovens que passaram a dispor de melhores condições de competir no mercado de trabalho. O ensino é ministrado com micros, doados principalmente por empresários, e com professores voluntários.

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade