A planilha de cálculo tarifário do transporte coletivo urbano foi apresentada na última sexta-feira, 29, na Câmara Municipal pelo secretário de Transporte e Trânsito, Rodrigo Tortoriello. A passagem de ônibus vai subir dos atuais R$ 2,75 para R$ 3,10 a partir do dia 08 de outubro, conforme decreto do Executivo.
A audiência pública foi realizada em obediência à Lei nº 11.755 que dispõe sobre a obrigatoriedade de realização de audiência ao ato que anteceder o reajuste da tarifa de transporte coletivo urbano. Contudo, os vereadores de Juiz de Fora não têm o poder de votar a favor ou contra o reajuste que se dá exclusivamente por meio de decreto do prefeito.
Tortoriello explicou que o aumento tarifário é uma situação que estava prevista em contrato. Tendo como base o impacto dos custos fixos e variáveis que influenciam no valor da passagem como combustível, lubrificantes, encargos pessoais, tíquete alimentação para os trocadores e motoristas, despesas administrativas, seguro, manutenção da frota e impostos, entre outros. Rodrigo ainda informou sobre a queda de 8% na demanda de usuários.
Ainda de acordo com o secretário, o aumento lançado em abril de 2016 foi incorporado ao início da operação em setembro, e o contrato de concessão prevê a correção após um ano do início da operação, a fim de buscar um novo equilíbrio financeiro. Essa foi a primeira vez que o reajuste foi realizado depois da licitação
Além da explanação do secretário de transporte e trânsito, a audiência contou com a participação popular e com as manifestações dos vereadores que realizaram questionamentos ao secretário após a apresentação da planilha tarifária.
Os vereadores Roberto Cupolillo (Betão-PT), Wanderson Castellar (PT), Adriano Miranda (PHS), Delegada Sheila (PTC), Charlles Evangelista (PP) se manifestaram contra o aumento da passagem durante a audiência.
Informações: 3313-4734 / 4941 – Assessoria de Imprensa