Nesta quinta-feira, às 19h30, a Câmara de Juiz de Fora entrega, pela primeira vez, a medalha Geraldo Pereira. A outorga é destinada às pessoas físicas e/ou jurídicas que se notabilizaram na produção, difusão e engrandecimento das manifestações artístico-culturais e sociais na cidade e região. A primeira edição da medalha vai homenagear oito personalidades e duas entidades. Confira listagem abaixo. A homenagem foi criada por meio de projeto de resolução do vereador Antônio Aguiar (PMDB), encampado pelo presidente da Câmara, Rodrigo Mattos (PSDB), e aprovado por todos os pares.
A denominação não se dá por acaso. Geraldo Pereira foi compositor, sambista e cantor de grande projeção nacional. É considerado o mais brilhante cultor do samba sincopado, popularmente conhecido como samba de gafieira, pelo ritmo requebrado e brejeiro. Autor de versos livres e arrojados, foi uma espécie de alma da bossa nova nos anos 60. Geraldo Pereira nasceu em Juiz de Fora, mas mudou para o Rio de Janeiro, onde fez carreira, aos 12 anos de idade. Faleceu prematuramente aos 37 anos
Segundo o presidente da Câmara, Rodrigo Mattos, muitos em Juiz de Fora, principalmente os mais jovens, pouco sabem quem foi este grande artista. “Nada mais justo que a Câmara criar uma Medalha com o seu nome, perpetuando-o para as novas gerações”, argumenta.
Confira os homenageados
Milton Ramos de Britto
Miltinho Batera estreiou como panderista em 1948, acompanhando Dorival Caymi. Sua história se mistura com a história da Tv e da Rádio no Brasil. Na década de 60, participava do conjunto do maestro Zezinho, na Rádio Nacional, onde tocou no programa de Manoel da Nóbrega, no quadro dos calouros de Silvio Santos. Trabalhando ao lado de Sônia Braga e Ney Latorraca, foi baterista da peça Hair. Durante 30 anos, tocou na orquestra do SBT em vários programas, indo para o talk show do Jô Soares, onde formou o quarteto de músicos.
Bacharéis do Samba
Formado pelos músicos Nelsinho, Coração, O Professor, Miguel Lobo e Alex do Cavaco - como são popularmente conhecidos - o grupo Bacharéis do Samba tem mais de 40 anos de estrada. Na década de 70, teve a honra de acompanhar a cantora Elza Soares no palco da TV Industrial e, nos anos 80, o grupo atuou junto com o sambista Luiz Airão, por oito anos. No carnaval de Juiz de Fora, os Bacharéis brilharam em 1979, sagrando-se campeão interpretando o samba da Turunas do Riachuelo.
Armando Fernandes Aguiar – Mamão
Compositor de famosos sambas como “Tristeza pé no chão” e “Adeus diferente”, Armando Fernando Aguiar, o Mamão, que também é cantor, possui obras de sucesso que foram interpretadas por celebridades como Paulinho da Viola, Alcione, Zeca Baleiro, Luciana Melo, Elen Lima, Clara Nunes e Luis Airão. Ousou e introduziu a Zona da Mata Mineira no cenário nacional do samba, tendo seu trabalho reconhecido como um dos melhores produzidos fora da Cidade Maravilhosa.
Associação de Belas Artes Antônio Parreiras
A Associação é destinada à divulgação e ensino livre das artes plásticas. Tem sua origem no Núcleo Hipólito Caron, criado em 1922. Em 1934, foi criado o Núcleo Antônio Parreiras que, em 2005, se transformou em Associação. Dentre os artistas que frequentaram os cursos livres da Parreiras destacam-se Edson Motta, Inimá de Paula, Jayme Aguiar e Carlos Bracher.
João Batista Pereira – Joãozinho da Percussão
O talento fez com que Joãozinho da Percussão levasse o nome de Juiz de Fora para o cenário musical nacional e internacional. Seu know-how o fez ser incluído em diversos trabalhos como em Cannes, com Benito de Paula, e duas vezes no Festival de Montreaur, com Jorge Benjor. Como se não bastasse, gravou, ainda, com Chico Buarque, Baby Consuelo, Pepeu Gomes, Joyce, Tim Maia, Elba Ramalho, entre outros. Joãozinho também foi integrante do grupo Lúdica Música.
Centro de Estudos Teatrais – Grupo Divulgacão
O Grupo Divulgação completou, em 2017, 51 anos de atividades ininterruptas desenvolvendo pesquisa, ensino e extensão. Possui mais de 200 montagens e uma média de 120 apresentações por ano. Com um repertório que abrange a dramaturgia universal e brasileira, conta ainda com a produção de uma dramaturgia própria, criada a partir das necessidades temáticas e estéticas do próprio grupo.
Danielle Marie Villela Eiras Uhebe
Dani Marie ingressou em sua vida artística na Corpus, onde estudou ballet clássico, jazz e sapateado. Passou pelo Studio Corpo, pela Cia Corpo Livre e foi escolhida para atuar ao lado de Ana Botafogo e Marcelo Misailidis na peça Coppélia. Em 1996, recebeu o convite para fundar a Escola de Dança Misailidis em JF. Foi a vencedora do concurso Gran Latino Americano de la Danza, na Argentina, e a partir daí tem como partner o bailarino Fernando Maciel.
Antônio Carlos Siqueira Dutra – Toninho Dutra
Toninho foi superintendente da Funalfa por oito anos e meio, período em que implementou importantes projetos como os corredores Cultural e da Folia, o Centro Cultural Dnar Rocha, o Gente em Primeiro Lugar, a praça CEU, além de ter contribuído para o retorno das obras do Teatro Pascoal Carlos Magno. Doutorando em Educação pela UFJF, tem atuação como produtor, diretor, autor e ator teatral.
Maria Isabel de Souza Santos
Maria Isabel é graduada em música e exerceu o magistério por 42 anos. Fundou, em 1971, o Centro Cultural Pró-Música, onde exerceu a presidência por 43 anos. Em 2014, doou todo o patrimônio da Associação para a UFJF. À frente do Pró-Música, a professora conseguiu inserir Juiz de Fora no cenário da música erudita nacional e internacional. A formação de músicos eruditos foi uma missão que assumiu incondicionalmente.
Sandra Portella Bonsanto
O samba fisgou Sandra Portella ainda no berço. Filha de compositores de escolas de samba de Juiz de Fora e do Rio, se descobriu também apaixonada pelo ritmo que a transformou em um corpo que transpira musicalidade. Depois de passar por algumas bandas, como cantora, apostou e conquistou carreira solo. Possui gravações e já se apresentou ao lado de grandes nomes do samba como Alcione, Beth Carvalho, Martinho da Vila, Dudu Nobre, Diogo Nogueira entre muitos outros.
Informações: 3313-4734 / 4941 – Assessoria de Imprensa