Publicada em: 05/11/2008 - 122 visualizações

Novy quer programa que facilita acesso de deficientes visuais a computadores

Novy quer programa que facilita acesso de deficientes visuais a computadores (05/11/2008 00:00:00)
 

Novy quer programa que facilita acesso de deficientes visuais a computadores

       “É preciso repensar a forma com que as relações entre deficiente visual e a sociedade são construídas. Um cego pode escrever, ser lido e ler o que as pessoas escreveram. A observação é do vereador Eduardo Novy (PSC) que tem projeto de lei, tramitando nas comissões do Legislativo, que obriga as repartições públicas a instalarem o programa denominado DOSVOX.
        Novy explica que a leitura e a escrita das pessoas cegas se fazem através do sistema Braille. “Entretanto existem pouquíssimas pessoas que enxergam e que sabem ler ou escrever Braille. Isso acaba isolando os deficientes visuais do convívio em sociedade”.
        O legislador acredita que a tecnologia de computação tornou possível o rompimento das barreiras entre a sociedade e os cegos. “Através da Internet, qualquer documento de qualquer parte do mundo pode ser transmitido com um mínimo de esforço e custo muito baixo. É nesse contexto que entra o DOSVOX, que abriu novos espaços a uma parte importante da população brasileira, que tem um potencial imenso a ser explorado, caso lhes sejam fornecidas as ferramentas e oportunidades convenientes”, disse Novy.
        O sistema DOSVOX é um mecanismo que possibilita a leitura da tela do computador, facilitando o entendimento e o aprendizado dos portadores deficiências visuais.
       

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade