Na Tribuna Livre desta quinta-feira, 13, o Corpo de Bombeiros e a Comissão Municipal de Segurança e Educação no Trânsito (Comset) relataram - por meio de seus representantes - ações que visam minimizar o índice de acidentes envolvendo veículos na cidade. O tema mobilidade urbana vem ganhando cada vez mais espaço no Legislativo, por meio de diversas discussões e ações adotadas pelos parlamentares.
O representante do Corpo de Bombeiros, Capitão Rafael Neves Consedey, informou que a corporação tem investido cada vez mais em diversos recursos diretos na gestão de desastres causados por acidentes automobilísticos. “Estamos criando metodologias e ferramentas estratégicas de controle de acidentes”, disse.
Em dados, o capitão apontou que o Brasil ocupa o quinto lugar no ranking de países recordistas em morte de trânsito e que, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), se nada for feito, estima-se que em 2020, aproximadamente dois milhões de pessoas serão vítimas fatais em acidentes no mundo.
A presidente do Comset e assessora técnica de educação para o trânsito da Settra, Ana Beatriz Santos, também esteve presente, e na sua fala apresentou condutas adotadas pela Comissão que busca diminuir o número de fatalidades no município. A Comset é uma organização não governamental e sem fins lucrativos que desenvolve projetos de educação para o trânsito junto à sociedade, por meio do apoio de outras instituições.
De acordo com Ana Beatriz, a segurança no trânsito funciona por meio de uma tríplice, onde engenharia, fiscalização e educação trabalham de maneira conjunta para garantir a preservação de vidas. “Mesmo não estando próximo ao percentual recomendado pelo guia básico de gestão municipal de trânsito do Denatran, não podemos negar que há em Juiz de Fora fiscalização.” A Comissão atuou e vem atuando em campanhas de destaque na cidade, por meio de cartazes, movimentações, atividades e parcerias, são elas: Maio Amarelo e Semana Nacional do Trânsito, que ocorre em setembro.
Acidentes com idosos
No último domingo, o jornal ‘Tribuna de Minas’ divulgou uma notícia que preocupou ainda mais os órgãos responsáveis por incentivar bons comportamentos no trânsito. A cidade ocupa a segunda posição em todo o país na estatística de atropelamentos com idosos, apresentando uma internação a cada 27 horas em hospitais monitorados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), ficando atrás apenas da cidade de São Paulo.
Informações: 3313-4734 / 4941 – Assessoria de Imprensa