Publicada em: 10/07/2017 - 113 visualizações

Cartazes deverão orientar que apenas farmacêuticos identificados poderão substituir as receitas prescritas por médicos

Cartazes deverão orientar que apenas farmacêuticos identificados poderão substituir as receitas prescritas por médicos (10/07/2017 00:00:00)
  • Cartazes deverão orientar que apenas farmacêuticos identificados poderão substituir as receitas prescritas por médicos
 
O vereador Adriano Miranda (PHS) apresentou um projeto de lei (PL) que determina às farmácias e drogarias a afixar cartaz informando a possibilidade de substituição do medicamento genérico e o similar prescritos por seu médico por outro de referência indicado pelo farmacêutico, ressalvando-se a ocorrência de restrições expressas do prescritor. Todos os medicamentos devem ser aprovados pela Anvisa.

Na justificativa, Adriano cita que o medicamento de referência tem eficácia, segurança e qualidade comprovadas cientificamente. O genérico é igual ao medicamento de referência, apresentando o mesmo nome da substância ativa, porém não é permitido o nome comercial e sim a letra “G” de Genérico. Já o medicamento similar contém os mesmos princípios ativos, é aprovada pela Anvisa, mas o tamanho e a forma do produto pode variar, sendo que, deverá ser identificado o nome comercial.

Adriano menciona, também, que essa é uma forma do consumidor adquirir medicamentos com menor custo e com a mesma qualidade. “Queremos possibilitar aos cidadãos a comparação de preços antes da compra, gerando economia, sem prejuízos da qualidade e eficácia do tratamento”, disse.
 

Informações: 3313-4734 / 4941 – Assessoria de Imprensa

 
 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade