Publicada em: 22/06/2017 - 113 visualizações

Representantes da Cesama apresentam respostas para aumento na conta de água

Representantes da Cesama apresentam respostas para aumento na conta de água (22/06/2017 00:00:00)
  • Representantes da Cesama apresentam respostas para aumento na conta de água
 
Após a troca de hidrômetros em algumas residências, realizada pela Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), muitos cidadãos entraram com reclamações nos órgãos de defesa do consumidor, alegando que o valor na conta de água mais que dobrou em relação aos últimos meses. Para tentar esclarecer muitas das dúvidas recorrentes da população, na tarde desta quarta-feira, 21, por autoria do vereador Pardal (PTC), foi realizada uma audiência pública com diversas autoridades no intuito de solucionar os problemas enfrentados. 
 
Somente no mês de janeiro até o dia da audiência, na Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) foram contabilizados 211 reclamações. Enquanto que no Serviço de Defesa do Consumidor (Sedecon) da Câmara Municipal, de fevereiro a março, foram 38 atendimentos. Aos que procuraram a Companhia de Saneamento para obter respostas, foram orientados a buscarem por possíveis "vazamentos invisíveis" na residência.
 
De acordo com o presidente da Cesama, André Borges, apenas 6% dos medidores revisados pelo órgão apresentam problemas, e que a troca dos hidrômetros é necessária, visto que a empresa precisa seguir as regras da Agência Reguladora de Serviço de Abastecimento de Água e de Esgoto Sanitário de Minas Gerais (Arse). Complementou dizendo que a vida útil de um medidor é de no máximo cinco anos, o que pode acarretar em um travamento do equipamento caso não seja substituído por um novo.
 
O diretor de desenvolvimento e expansão da Cesama, Marcelo Melo de Amaral, apresentou que no mês de maio, 51% dos motivos para o aumento na conta de água foram por motivos de vazamentos, 32% retorno ao consumo médio, ou seja, quando o medidor, por algum motivo, tenha parado de funcionar em um mês e em seguida retornado ao normal. Enquanto 13% foram devidos à substituição do hidrômetro, e os 4% restantes por conta de falha no medidor.
 
O vereador André Mariano (PSC) levantou em discussão se cabe a Cesama interferir caso o cidadão queira colocar um equipamento que tem o intuito de bloquear o ar na saída do hidrômetro. Segundo o presidente, não é papel dos funcionários da empresa retirarem o equipamento, mas ressaltou que ao longo do tempo o mesmo pode causar perda de pressão e até causar danificações.
 
Na tribuna livre, o vereador Zé Márcio (PV) destacou a importância do trabalho da Cesama na cidade, argumentando que o órgão é um dos mais renomados da cidade. O vereador Kennedy (PMDB), no uso da sua palavra, solicitou que o órgão se reúna com as pessoas que andam passando por estes problemas, para que tudo seja resolvido. “É preciso apagar os pequenos incêndios.”
 
Quem ainda sentir-se lesado com a conta ao final do mês, pode estar fazendo o pedido de aferição do mediador na Companhia, de forma gratuita, uma vez a cada três anos. Ou até mesmo está realizando a aferição por terceiros.
 
 
Próxima audiência
 
Na próxima terça-feira, 27, às 15 horas, no Plenário da Câmara, acontecerá a 4ª audiência, atendendo ao requerimento nº 1686/17, de autoria da Delegada Sheila Oliveira, para discutirmos a prestação de serviços da Cemig no âmbito do Município de Juiz de Fora. 
 
 
Informações: 3313-4734 / 4941 – Assessoria de Imprensa
 


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