Ensino de Filosofia na Rede Pública será votado pela Câmara O vereador Luiz Otávio Coelho (Pardal – PTB) apresentou projeto de lei implantando o ensino de Filosofia para crianças no conteúdo curricular das escolas da rede municipal. A matéria está tramitando nas comissões técnicas do Legislativo.
De acordo com o petebista, a idéia é ministrar aulas para os alunos do pré-escolar e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Para Pardal, a disciplina está ligada ao desenvolvimento de um projeto político pedagógico. Ele acredita que seja uma proposta que incentiva a reflexão, a apropriação crítica da realidade, a construção coletiva dos saberes, e a autonomia, tanto dos alunos como dos profissionais da educação.
No dispositivo, a disciplina deverá ser implantada, de forma gradual, adequando ao currículo e ao projeto político pedagógico da escola. “Acredito que haverá a provocação do diálogo reflexivo que tanto enriquece e favorece a maior compreensão das vivências, aprimorando a dimensão ética, crítica e criativa das crianças”, disse o vereador. Será de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação expedir normas regulamentares necessárias à implementação do ensino de Filosofia no currículo da rede municipal.
Além disso, Pardal defende que as crianças terão a oportunidade de estimular, ainda mais, o julgamento inteligente e a capacidade de escolhas conscientes, favorecendo o desenvolvimento pleno como pessoa e a vivência da cidadania. |