Em alusão ao mês da mulher, a Câmara Municipal de Juiz de Fora vai homenagear 19 mulheres do Município nesta quinta-feira, dia 30, quando será entregue uma Menção Honrosa a cada uma delas. A honraria foi criada pela Resolução nº 1.085 - de 25 de fevereiro de 1997 - e tem como objetivo dar destaque às mulheres que têm importante papel na vida da cidade e de suas comunidades. A cerimônia acontece às 19h30, no plenário do Legislativo, aberto ao público.
Líderes comunitárias, advogada, médica, artistas, profissionais da área de segurança e da assistência social fazem parte do rol de homenageadas indicadas por cada vereador. Confira listagem abaixo.
Para o presidente da Câmara, vereador Rodrigo Mattos (PSDB), o mês de março é um momento para refletir sobre os avanços alcançados pelas mulheres. Contudo, também é um mês para refletir o que ainda precisa mudar para que o sexo feminino tenha os mesmos direitos e oportunidades que os homens. “Refletir sobre esta realidade é a nossa obrigação. E o Legislativo tem papel fundamental na busca de uma sociedade mais igualitária entre homens e mulheres”, afirma Mattos.
Confira as homenageadas:
1 - Alessandra Crispin
Alessandra conquistou notoriedade em sua passagem pelo The Voice Brasil. Apesar da fama em todo o país ter chegado após sua aparição no The Voice, Crispin iniciou sua empreitada no meio musical bem mais cedo. Formada na Faculdade de Música Popular Bituca em Canto Popular, a cantora apresenta-se livre de rótulos, buscando sempre destacar sua identidade nos arranjos. Hoje, a artista se encontra realizada com o seu projeto “Samba com Crispin”, entrelaçando em seu repertório o melhor do samba e da música brasileira.
2 - Anna Maria de Freitas Ede Oliveira
Advogada especializada em direito penal e processual civil, Anna foi fundadora da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica e assessora do Sistema de Integração, Assistência e Defesa da Mulher Advogada da OAB/MG (4ª Subseção). É presidente das comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e dos Direitos do Idoso desta instituição. Membro dos conselhos municipais dos Direitos da Mulher e do Idoso e da Comissão de Segurança e Educação no Trânsito. Coordenadora da OAB/Casa da Mulher.
3 - Aparecida das Graças Theofilo Elmais
Natural de Juiz de Fora, Aparecida das Graças, mais conhecida como Cida pela comunidade, é pastora da Igreja Quadrangular do Bairro Araújo, Zona Norte da cidade. Por influência do seu pai, que também era pastor, desde pequena sempre sentiu a vocação em se dedicar ao evangelho. Com formação ministerial no Instituto Teológico Quadrangular, Cida está há mais de 24 anos no ministério, atendendo e pregando a palavra de Deus para toda a comunidade.
4 - Denise Vieira Franco
Denise é a atual secretária de Educação de Juiz de Fora. Mestre e Doutora em Educação pela UFJF e graduada em Pedagogia pelo CES. Atuou como docente na Unipac, no curso de pós-graduação em Gestão Educacional na Faculdade Granbery, como professora substituta na UFJF entre outros. Tem experiência na área de gestão educacional, com ênfase nos temas de políticas públicas, sistemas de ensino, planejamento pedagógico e formação de professores. É professora e coordenadora pedagógica do Sistema Público Municipal de JF.
5 - Eliana Silva Cunha
Eliana é diretora geral do Centro Socioeducativo de Juiz de Fora desde 2015, onde também já realizou outras atividades administrativas. É graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Mater Divinae Gratiae de Barbacena. Pós-graduada em Gestão do Trabalho Pedagógico pela Uninter e Educação Integral e Integrada pela UFMG. Já trabalhou como professora na Escola Estadual Clorindo Burnier. Participa como voluntária no "Projeto Além da Culpa e Sinase" da Vara da Infância e Juventude.
6 - Eliane Sixel Costa
Eliane exerceu a arte de ser professora por vocação e amor. Educada nas bases da igreja Metodista aprendeu afeto e respeito ao próximo. Casada, mãe de três filhos, nunca deixou de sonhar e tem sua família como seu alicerce principal. Cursou Educação Física e especializou-se em Arte e Educação Infantil na UFJF. Em 1985 entrou para o quadro de professores da Escola Fernão Dias Paes onde atua até hoje como diretora do colégio. Em sua caminhada, além da escola e da família, sempre foi atuante nos trabalhos da igreja.
7 - Josephina Hallack Arbex
Dedicada e comprometida nos seus afazeres, desde sempre apresentou habilidade nas artes manuais, fazendo do seu talento uma importante fonte de contribuição para instituições de caridade. Possui forte atuação como voluntária em diversos espaços na cidade como: ONG DOWN e Movimento Fé e Luz - ambos prestam assistência às pessoas com deficiência. Foi tesoureira e presidente do Rotary Club e fez parte do Conselho Deliberativo da Asconcer. Atua como secretária na Associação das Senhoras da Igreja São Jorge.
8 - Jussara Araujo de Almeida
Advogada e professora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), na faculdade de Direito, Jussara Araujo de Almeida se dedica há anos em prol da proteção aos animais, tornando-se uma legítima protetora. É uma das idealizadoras e atual coordenadora da Associação Vida Protegida (Avip). A associação é uma organização não governamental que surgiu inicialmente na internet, através de um grupo de amigos, com o objetivo de proteger e lutar pelos animais carentes e abandonados de Juiz de Fora.
9 - Leny Cardoso Kistemann
Pedagoga com especialização em Magistério pelo Centro de Ensino Superior (CES) de Juiz de Fora e pós-graduada em Psicopedagogia pela mesma instituição. Atuou como professora no Colégio Santa Catarina, entre 1988 e 1991, diretora na Escola Estadual Deputado Olavo Costa (1997 e 2011), além de trabalhar como gestora escolar durante 15 anos, supervisionando e gerenciando o espaço acadêmico, e ser parceira do projeto Amigos da Escola durante 6 anos. Hoje, trabalha na secretaria de Estado da Educação onde é concursada.
10 - Luciléia de Fátima Bressan
Lucélia Bressan é natural de Manhuaçu. Casada, mãe de dois filhos, atua no comércio das Malhas Pinguim há mais de 28 anos e mostrou suas habilidades em todos os setores da fábrica, alcançando a função de diretora industrial. Especializou-se em cursos de Engenharia de Produção direcionados para a área industrial, além de participar da elaboração do projeto de ressocialização de parte dos detentos do Centro de Remanejamento do Sistema Prisional e Penitenciária Professor Ariosvaldo Campos Pires.
11 - Márcia Medeiros Mota
Bacharel em Economia, especialista em Gestão de Negócios e Empreendedorismo e em Gestão. Mestre em Economia Aplicada pela UFV. Márcia pautou sua vida na educação, sendo diretora acadêmica, diretora geral, e promovida reitora quando o Ministério da Educação transformou a faculdade Estácio de Sá em Centro Universitário Estácio Juiz de Fora. Responsável pela primeira instituição de ensino superior da Zona Norte, concedida pelo MEC; atualmente é diretora de núcleo Zona da Mata no grupo Estácio Participações.
12 - Marília de Lourdes Dias Teixeira
Marília de Lourdes, 75 anos, é líder comunitária com mais de 50 anos de atuação. Presidente e fundadora da Associação Pró-Melhoramento Posseiros e Amigos dos Bairros JK, Parque Burnier e Jardim da Lua. Tem um trabalho consolidado na saúde pública, atuando como membro do Conselho Municipal de Saúde há 11 anos, e no Conselho Regional de Saúde – Região Sanitária 2. Na área da assistência social, é conselheira do Programa Bolsa Família e do Conselho Municipal de Assistência Social.
13 - Meiry Terra
Graduada em Medicina pela UFJF e especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora, Meiry foi palestrante em diversos congressos e cursos de Medicina sobre temas como reprodução humana, gestação e parto. Foi secretária do Departamento de Toco-Ginecologia da Sociedade de Medicina e Cirurgia e responsável pela Chefia da Saúde da Mulher de Juiz de Fora. Atualmente é médica do Pré-Natal de alto risco do Centro Viva Vida (Acispes).
14 - Patrícia Ribeiro de Souza Oliveira
Patrícia iniciou sua carreira na Polícia Civil em 1992, como detetive na 2ª Delegacia Regional de Ubá. Transferida para Juiz de Fora, graduou-se em direito pela Faculdade Vianna Júnior. Em 2008, foi aprovada no concurso de Delegada de Polícia. Especializou-se em Ciências Penais pela UFJF e trabalhou em diferentes comarcas e unidades, como na Delegacia Antidrogas de Juiz de Fora, atuando em relevantes operações. Casada e mãe de duas meninas, atualmente é Delegada Regional da Polícia Civil de Juiz de Fora.
15 - Samantha Maria Borchear
Especialista em Ouvidoria Pública pela Universidade de Brasília. Fundadora da Associação Brasileira de Ouvidores do SUS-Abrosus, conselheira municipal de saúde, presidente da Rede Ouvir de Juiz de Fora e da Associação de amigos e portadores de esclerose múltipla. Samantha é Ouvidora regional de saúde de Juiz de Fora e está no seu quarto mandato, sendo considerada a Ouvidora mais jovem do País. Sua história de vida foi construída com muitos desafios e parcerias , sempre focando no bem-estar do ser humano.
16 - Sandra Rodrigues Perón de Faria
Sandra Perón é idealizadora do Instituto Beneficente Perón, um projeto social que atua há mais de dez anos em Juiz de fora. Desde sua criação, o Instituto já atendeu mais de 500 pessoas. O projeto é focado para a família, atendendo crianças, jovens e adultos, com o objetivo de transformar os cidadãos através da oferta de oportunidades educacionais. O Instituto também oferece serviços como os de psicólogos, fonoaudiólogos, oficinas de artesanato, teatro e dança. Sandra é Conselheira Tutelar na Prefeitura.
17 - Sargento Débora Cristina Monteiro
Débora é 1º Sargento da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) onde atua há 20 anos. Focada no bem estar social, realizou o curso de auxiliar e técnico de enfermagem. Ingressou no quadro de saúde da PMMG. Buscando sempre se atualizar, participa periodicamente de cursos e reciclagens profissionais nas áreas da saúde e militar, visando cuidar bem da tropa e de seus dependentes. Em seu horário de folga é voluntária no acolhimento e nos cuidados de animais abandonados, contribuindo na retirada dos mesmos da rua.
18 - Sheila Marques Nazareth Reiter de Carvalho
Natural de Juiz de Fora, Sheila Marques Nazareth Reiter de Carvalho é formada em Gestão Pública, casada, mãe de uma menina. Destaca-se pelo trabalho que realiza na Câmara Municipal de Juiz de Fora há mais de 17 anos. Durante esse período, sempre trabalhou na Divisão de Recursos Humanos e, atualmente, é a responsável por este setor. Além de sua eficiência e experiência, o carisma é outra característica na qual ela se destaca, sempre tratando com zelo os seus colegas de trabalho.
19 - Tânia Lúcia de Araújo Alvim
Tânia é formada em Administração pela UFJF, pós-graduada em Direito Administrativo, Constitucional e Penal pela Faculdade Internacional Signorelli e em Direito Civil pela Candido Mendes. É servidora efetiva do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, lotada na comarca do Fórum Benjamim Colucci, exercendo a função de coordenadora da Central de Mandados, desde 2016. Casada, mãe de duas filhas, ela conclui que são três as palavras que fazem um ambiente de trabalho realmente valer a pena: “execução”, “pessoas” e "excelência”.
Informações: 3313-4734 / 4941 – Assessoria de Imprensa da Câmara