Vereador aguarda posição da Cemig sobre tratamento social mais justo para consumidor de JF O vereador José Emanuel (PMN) foi recebido sexta-feira (02/09), em Belo Horizonte, pelo Relações Públicas da Cemig no Estado, Márcio Resende, oportunidade em que reivindicou tratamento social para consumidores de Juiz de Fora com fornecimento de energia cortado.
O vereador defende a criação de uma comissão para viabilizar alternativas de pagamento e religação da luz. Também é favorável a uma campanha de esclarecimento, através dos veículos de comunicação, sobre os riscos das ligações clandestinas.
Márcio Resende considerou as propostas válidas, comprometendo-se a avaliá-las junto com a diretoria e dar retorno. José Emanuel, por sua vez, aguarda pelo posicionamento, adiantando que fará cobranças.
O vereador se refere às famílias que tiveram o fornecimento de energia cortado por não conseguirem arcar com o refinanciamento de seus débitos. São consumidores que se encontram em uma situação específica. Eles acumularam grande soma em débitos ao deixarem de fazer pagamentos, há aproximadamente três anos, quando saiu liminar proibindo o corte de energia dos inadimplentes.
A decisão fez com que carentes usassem os recursos, normalmente reservados para pagamento da luz, em outros compromissos ainda mais urgentes, como alimentação.
Quando a liminar foi cassada, os débitos já estavam acumulados. Nem parcelamentos em 48 meses, propostos por José Emanuel, através da Câmara, solucionaram o problema. Diante disso, o vereador considera necessária intervenção social nos bairros mais atingidos, além do esclarecimento de que a restauração da energia só pode ser feita pelos empregados da Cemig ou seus representantes.
|