Um produto usado para diversão pode ser proibido em Juiz de Fora. O vereador Julio Gasparette (PMDB) é autor do projeto de lei que impede a fabricação, a comercialização, a distribuição e o uso de buzina de pressão a base de gás propano butano, envasado em tubo de aerosol.
A buzina do barulho ou da alegria, como o produto é conhecido, é apresentada em latas contendo combinação de gases que produzem ruído intenso, ampliado por corneta, ao passarem por uma válvula.
Gasparette alerta para o risco de lesões no aparelho auditivo além de danos hepáticos, à medula óssea e problemas psicomotores para os que venham a inalar os gases. Há, segundo ele, até registro de morte.
“O produto tem sido comercializado para fins de diversão sem o devido cuidado, razão pela qual se fazem necessárias providências,” afirma o vereador.
Os infratores estarão sujeitos a advertência, multa de 2 mil Ufirs, o dobro do valor em caso de reincidência, suspensão das atividades por até 30dias e cassação da licença de funcionamento.Todos os recipientes encontrados serão apreendidos e inutilizados.
Informações: 3313-4734 / 4941 – Assessoria de Imprensa