Publicada em: 05/07/2005 - 482 visualizações

Segurança e saneamento básico são as principais reivindicações de Igrejinha e região

Segurança e saneamento básico são as principais reivindicações de Igrejinha e região (05/07/2005 00:00:00)
 

Segurança e saneamento básico são as principais reivindicações de Igrejinha e região

       A 53ª Câmara Itinerante possibilitou a reunião dos vereadores com moradores da região de Igrejinha, Humaitá, Cachoeira e Vila São José, consolidando o Legislativo como espaço de ressonância da sociedade e seu interlocutor junto ao Executivo. Lideranças comunitárias alertaram principalmente para problemas com segurança e saneamento básico, recebendo do presidente Vicente de Paula Oliveira (Vicentão-PTB) a garantia de que todas as reivindicações serão encaminhada ao prefeito.
        O secretário José Sóter de Figueirôa (PMDB) se surpreendeu com a informação de que metade de Igrejinha não dispõe de rede de esgoto e água tratada, falou sobre a necessidade de reforma da UBS e aposta numa alternativa para que toda a região tenha acesso ao transporte adaptado. O vereador ainda acredita em melhorias através da responsabilidade social da Votorantim e Petrobrás, lembrando que um gasoduto da empresa corta o bairro. O início do asfaltamento da estrada para Cachoeira foi considerado pontapé para que isso ocorra, mas Figueirôa ressalta a necessidade de cobranças.
       Pastor Carlos (PFL) observa que se o empresariado tem que ser cobrado, o poder público mais ainda. Paulo Rogério (PMDB) não tem dúvidas de que o Legislativo tem feito sua parte, votando a favor da criação da Secretaria de Segurança Pública e da Secretaria Adjunta da Saúde, contribuindo para que problemas relacionados aos dois setores sejam resolvidos. “O Legislativo fez sua parte, agora cabe ao Executivo fazer a sua”, observou.
        Dr Waldir (PTB) informou que o córrego de Igrejinha foi dragado, tirando dúvidas levantadas a respeito. O petebista, entretanto, esclareceu que o trabalho não pôde ser realizado da forma necessária devido a invasão das margens. A transferência dessas famílias para outros pontos foi considerada necessária, o que possibilitará nova dragagem com maior amplitude. A construção de uma policlínica na região também foi defendida por ele como forma de amenizar a sobrecarga de outros municípios nas unidades do Centro.
        Avanços no meio rural foram relatados por Eduardo Novy . Ele relatou que a Câmara aprovou a criação da Secretaria de Segurança Pública, vinculada ao compromisso de criação da patrulha rural e, como vereador, conseguiu inserir no orçamento 2005emenda destinando recursos para segurança. Mais de mil jovens se formaram no curso de informática oferecido pelo vereador, que também trabalhou para que o programa Bom de Bola Bom de Escola fosse levado à zona rural. A mesma tentativa tem sido feita em relação a um projeto de artesanato. Novy também vem tentando municipalizar escolas de Humaitá, Chapéu D’Uvas e Sarandira, para que estudantes possam cursar o segundo grau.
        João do Joaninho (PRP) está atento à questão da segurança e recebeu resposta positiva da Prefeitura a um pedido praça de esportes e lazer para Humaitá. José Emanuel (PMN) também informou que o programa Luz para Todos, da Cemig, será levado a doze comunidades rurais.
        Enquanto isso, Flávio Cheker (PT) alertou para a eliminação do orçamento participativo da LDO enviada à Câmara. O petista revela movimentação de vereadores para reverter o quadro, enfatizando a sua importância para o comprometimento do Executivo com reivindicações da comunidade. Antônio Jorge (PSDB) se apresentou como vereador de oposição que cumpre seu papel: de fiscalizar o Executivo e criar canais para a população reivindicar, deixando claro que a função de realizar obras é da Prefeitura. Rodrigo Mattos, também do PSDB, identificou três problemas sérios a serem combatidos: a necessidade de criação de uma creche, de uma área de lazer e urbanização da parte alta de Igrejinha, que enfrenta dificuldades, principalmente no período de chuvas.
        O primeiro vice-presidente da Câmara, Francisco Canalli (PTB), fez questão de demonstrar que aposta no compromisso da Prefeitura com todos os bairros. Luiz Otávio Fernandes Coelho (Pardal-PPS) também não tem dúvidas de que o Poder Público está em busca de respostas imediatas para atendimento das necessidades da população.
        A Câmara Itinerante foi destacada por Isauro Calais (PDT) como um momento de cidadania que possibilita ao vereador ouvir os anseios da comunidade, apostando na mobilização dos moradores para a viabilização de obras.
       
       Comunidade reivindica
       Pedro Pereira Gonzaga – presidente da SPM de Cachoeirinha – pede a criação de uma creche para que as mães possam trabalhar.
       
       Lenir Maria de Almeida Lopes – presidente da SPM de Humaitá – reivindica recapeamento do asfalto no trecho que liga o povoado à BR-267, criação de praça de esporte e lazer, reforço do Demlurb na varrição e capina, asfaltamento e calçamento de ruas, instalação de rede de águas pluviais, tratamento de água para a área que não dispõe do serviço.
       
       Sebastião Lopes – presidente da Coordenação do Campo Humaitá – solicita cuidados para a praça principal, o cercamento da área, instalação de dois sanitários e proteção para a caixa de água.
       
       Mauro Noronha – presidente da Associação Comunitária e Cultural de Igrejinha – agradeceu o empenho da Câmara, principalmente na gestão passada, citando os vereadores Isauro Calais, Flávio Cheker e Paulo Rogério, para que o aterro sanitário não fosse transferido para o bairro. Reivindica praça de esportes e curumim para Igrejinha.
       
       Maria Vicentina de Resende – presidente do Conselho Local de Saúde de Igrejinha – Reivindicou melhores condições de trabalho para agentes de saúde, além de Plano de Cargos e Salários. Ela informa que Humaitá conta com dois profissionais e necessita de mais dois para a Vila São José e Cachoeira.
       
       Janete Duarte Costa – assistente social em Igrejinha – informou sobre a necessidade de mais atenção à saúde, com a contratação de mais médicos. Também alerta sobre a carência de ônibus.
       
       Luzia Monteiro – enfermeira da Unidade Básica de Saúde de Igrejinha – informa que apenas 50% do bairro dispõe de rede de esgoto e que muitas famílias não contam com água tratada. Ela disse que, apesar de prevista no orçamento, a reforma da UBS ainda não foi realizada e a equipe de Humaitá só conta com dois agentes de saúde. A enfermeira ainda afirma que o convênio entre a Astransp e a Gettran para transporte adaptado, não contemplou a área rural. A violência também é considerada problema sério na região.;
       
       Rosilene Reis – moradora de Igrejinha – quis saber se o Legislativo pode apreciar projeto de restauração da estação ferroviária do bairro.
       
       Lucia Helena Vieira – moradora da estrada do Café, Granja Ouro Fino – informou que a comunidade não dispõe de transporte, telefone e segurança, apresentando abaixo assinado para melhorias no local.
       
       Luiz Carlos do Nascimento Barbosa – presidente da SPM de Igrejinha – solicita ajuda dos vereadores para encaminhamento de todas as solicitações aos órgãos competentes.
       

Arquivo de notícias >>>

 


©2025. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade