Em alusão ao Mês da Mulher, comemorado em março, a Câmara Municipal vai entregar, no dia 31 de março, Menção Honrosa a 18 mulheres que atuam na cidade. Criada pela Resolução nº 1.085, de 25 de fevereiro de 1997, a honraria tem como objetivo dar destaque às mulheres que têm importante papel na vida do Município e de suas comunidades.
Para o presidente da Câmara, vereador Rodrigo Mattos (PSDB) o mês de março é um momento para refletir sobre os avanços alcançados pelas mulheres como os direitos trabalhistas, do voto, de cargos no Executivo e no Legislativo e de leis que defendem o gênero feminino como a Maria da Penha. Contudo, março também é um mês para refletir o que ainda precisa mudar para que o sexo feminino tenha os mesmos direitos e oportunidades que os homens. Para exemplificar, a participação nas instâncias governamentais ainda é desigual. No Legislativo, por exemplo, a média de eleitas é de apenas 12%.
“Refletir sobre esta realidade é a nossa obrigação. E a Câmara Municipal tem papel fundamental na busca de uma sociedade mais igualitária entre homens e mulheres”, afirma Rodrigo.
Confira as homenageadas deste ano
1 - Ana Chartuni Teixeira Cury
Graduada pela UFJF, com Residência em Clínica Médica, pós-graduada em Endocrinologia e Metabologia e Especialização pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia. É voltada para a área de Endocrinologia infantil e Diabetes. Atende no Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente, coordena o Serviço de Diabetes – CADIA SUS JF e preside o Departamento de Endocrinologia e Metabologia Regional Zona da Mata.
2 - Ângela Aparecida Ferreira de Souza
Natural de Conselheiro Lafaiete, ngela Aparecida Ferreira de Souza é Pedagoga, com pós-graduação em Psicopedagogia, Psicomotricidade pelo Centro de Ensino Superior (CES) e em Arte e Educação Infantil pela UFJF. Funcionaria da AMAC desde 1986, já passou por diversas funções na Associação como educadora, coordenadora de creche, ouvidora e chefe do Departamento de Gestão de Pessoas. Atualmente é coordenadora executiva de Atendimento ao Serviço de Creches.
3 - Angela Maria Corrêa Ribeiro
Fisioterapeuta, especialista em Ergonomia, Mestre em Psicologia e psicanálise, professora, funcionária pública Federal, trabalhou no Centro de Reabilitação Profissional. Através de sua dedicação e competência, se tornou coordenadora e professora na Unipac, além de ser convidada a atuar na UFJF. Atualmente trabalha em consultório particular.
4 - Claudia Abi-Nasser Casali Ferreira
Médica pediátrica, com especialização em Medicina da Família e Comunidade e em Gestão na Atenção Primária à Saúde. Atua como médica da família na Uaps de São Sebastião, além de exercer a função de supervisora da Unidade e membro efetivo do Conselho Local de Saúde. É preceptora dos acadêmicos de medicina no qual aplica o estágio em Medicina Comunitária Local na Uaps de São Sebastião. Atende como médica pediatra na Unimed Juiz de Fora, exercendo sua função em prol da vida humana.
5 - Cristina Maria Couto Guerra
Advogada com pós-graduação em Direito Civil e Direito Processual Civil. Preside a Comissão de Direitos Humanos da OAB/MG – Subseção de Juiz de Fora. Integrou a Comissão Municipal da Verdade do município; atuou como tesoureira da Associação Beneficente Nossa Senhora Mãe dos Pobres e apóia a Apae da cidade, entidade fundada por sua mãe, Norma Durão do Couto e amigas.
6 - Elizabeth Jucá e Mello Jacometti
Economista formada pela UFJF, especializada em Finanças, Master em Liderança e Gestão Pública, com curso de gestão pela Harvard Kennedy School Executive Education. Na Prefeitura de Juiz de Fora faz parte do quadro efetivo como Economista, mas já atuou e atua em cargos de liderança como controladora Geral, coordenadora do Plano Estratégico, subsecretária de Planejamento Institucional, secretária de Planejamento e, atualmente, secretária de Saúde. Também é professora na Faculdade Vianna Júnior.
7 - Ione Maria Moreira Dias Barbosa
Formada em Direito, pós-graduada em Direito Subjetivo e mestranda em Ciências Sociais pela UFJF, a delegada de Proteção à Mulher Ione Maria Moreira Dias Barbosa tem atuação com foco na violência doméstica, abusos contra crianças e maus tratos a idosos. Antes, respondeu pela 7ª Delegacia onde atuou no combate aos jogos de azar, com a apreensão de 300 máquinas caça-níqueis, e a adulteração de produtos. Ione iniciou sua carreira em Buenópolis, respondendo também pelas cidades de Augusto de Lima e Joaquim Felício, pertencentes à Delegacia Regional de Curvelo.
8 - Kátia Adriana Moraes Rodrigues
Comandou o 1º e o 3º Pelotões da Polícia Rodoviária Estadual e atuou como subcomandante da 4ª Companhia de Polícia Rodoviária Estadual. Também foi subcomandante do 2º BPM, além de ter chefiado a 3ª e 5ª Seções do Estado Maior do 27º BPM. Atualmente é coordenadora administrativa do Colégio Tiradentes.
9 - Luzia Martha Tonello
A Líder comunitária Luzia Martha Tonello desenvolve um trabalho consolidado no Bairro Mundo Novo e região. Envolvida com a Sociedade Pró-Melhoramentos e em projetos sociais como o Jiu Jitsu por uma Vida melhor. Voluntária da Defesa Civil e no Conselho Comunitário de Segurança Pública Regional Sul, recebendo deste o certificado de Mulheres de Destaque. Sua versatilidade é demonstrada ainda no campo da Educação. A vocação como contadora de histórias foi reconhecida na 9ª edição do concurso Banco Real Talentos da Maturidade.
10 - Marcela Pereira Bonela
Marcela é capixaba e se mudou para Juiz de Fora há 12 anos. De família humilde, ela foi criada na zona rural da cidade de Venda Nova do Imigrante, no Espírito Santo. Marcela exerce a função de vigilante na Câmara Municipal de Juiz de Fora desde 2013. Antes disso, já trabalhou no comércio e fez segurança noturna. Nunca desanimou do seu trabalho como segurança, mesmo com todas as dificuldades que enfrenta na profissão, culturalmente dominada por homens.
11 - Maria das Graças Prata de Aquino
Professora e Pedagoga, Maria coordenou as creches municipais entre os anos de 1984 a 1994, chefiou por 10 anos o grupo de Lobinhos do Frederico Ozanam e participou por 15 anos do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente. Sempre zelosa, pautou sua vida na educação e em grupos de apoio como o Projeto Amor Exigente que oferece ajuda na prevenção de drogas e qualidade de vida aos cidadãos. Há 20 anos participa da Associação Assistência Criança Feliz, um trabalho dedicado às creches da cidade.
12 - Mariângela Miranda Marcon
Formada em Direito pela UFJF, Mariângela presta consultoria Jurídica e atua como advogada especialista em Direito penal tributário. Sua vitoriosa carreira é marcada por conquistas e luta pelo combate à sonegação de tributos praticada por empresas. Em parceria com o Ministério Público, ajudou no resgate de milhões de tributos sonegados. Mariângela contribuiu para a mudança de comportamento do empresariado diante da certeza de punições aos atos fraudulentos.
13 - Marli do Nascimento Souza
Ruas asfaltadas, creche e outros equipamentos públicos foram conquistados, ao longo do tempo, para o Bairro Santa Rita por meio de muito trabalho de Marly do Nascimento Souza. Levada para a Associação de bairro por seu pai, sempre trabalhou para as causas populares. Desde 1977 se dedica integralmente à comunidade e faz questão de dividir as conquistas com outras lideranças comunitárias.
14 - Mounira Haddad Rahme
Proprietária da Casa Chic fundada em 1930. Mounira é nascida na Síria, Oriente médio, e se estabeleceu em Juiz de Fora trabalhando ao lado do marido. Com empreendedorismo, duplicou o estabelecimento e contribuiu para o crescimento e desenvolvimento econômico e cultural da cidade. Presidente do Clube Sírio Libanês desde 1992, preserva suas culturas e tradições árabes. Atualmente administra a Casa Chic juntamente com a 3ª geração familiar. Mounira tem 2 filhos, 5 netos e um bisneto.
15 - Patrícia Alvim
Graduada em Direito pela UFJF. Atuou, por vários anos, como modelo, com destaque nacional e apresentadora do programa Panorama Revista da filiada da Rede Globo. Principal referência em moda e beleza em Juiz de Fora, ministra cursos de maquiagem, postura e etiqueta e produz desfiles, catálogos e editoriais de moda. Atualmente comanda e apresenta o programa Moda e Estilo, na Rádio CBN, e o blog que leva seu nome. Empresária, diretora de uma agência de modelos, comanda outro produto com grande aceitação de público: a Revista Patrícia Alvim.
16 - Regina Coeli Alves Pontes
Advogada, Regina Coeli pautou sua vida em adequar as disparidades sociais. Para tanto, sempre esteve ligada a trabalhos voltados ao social, em entidades não governamentais. Católica, fez parte do Grupo Jovem Alecrim, desenvolvendo ações e encontros em favor de terceiros com visitas a hospitais, asilos e periferia. Entre os anos de 2003 e 2008, atuou como vice-presidente da Associação de Moradores do Bairro Eldorado. Regina Coeli sempre esteve à disposição de ajudar a qualquer pessoa, desde que sua causa seja justa e honesta.
17 – Valquíria Márcia Tiodoro
“Sou determinada e guerreira, quando tenho um objetivo sempre vou atrás dele”, afirma Valquíria Teodoro, liderança do Condomínio Belo Vale, no Bairro São Geraldo. Natural de São João Nepomuceno, Valquiria teve uma infância simples e aos 8 anos de idade começou a trabalhar para ajudar a família. Mãe solteira, seu sonho era ter uma casa própria que se realizou em 2011. Mas com o passar dos tempos, os problemas no condomínio foram aparecendo. E foi neste momento que Valquíria deixa de ser a protetora de sua família e se torna uma líder comunitária.
18 - Zélia Pereira Martins
Zélia trabalha há mais de 40 anos como enfermeira em Juiz de Fora. Já passou pelo antigo Hospital Bom Pastor e pela Assistência Social do Trabalho. Seu empenho pelos moradores da Zona Rural juiz-forana é admirável. Foram 18 anos tratando a saúde da população rural. Residente no Bairro Monte Castelo, Zélia também auxilia os moradores da sua região. Participa de ações junto à Associação Metodista de Ação Social e busca capacitar pessoas sem instrução para que possam gerar suas próprias rendas.
Informações: 3313-4734 / 4941 – Assessoria de Imprensa da Câmara