Esclarecimentos sobre o binário da Dom Silvério foram cobrados pelo vereador Jucelio Maria (PSB) nesta segunda-feira (29/02) durante exposição de secretários municipais que executam a obra. O projeto original, que se tratava de uma operação urbana, encontrava-se na Câmara e teve a sua tramitação interrompida por orientação do Ministério Público.
Segundo o secretário de transportes, Rodrigo Tortoriello, em função do interesse público, a Prefeitura adiantou intervenções viárias que, segundo ele, foram comunicadas aos comerciantes e moradores, e não exigem aprovação da Câmara Municipal. Ele afirma que 30 bairros serão beneficiados.
Sobre a retirada das árvores, o diretor-presidente da Empav, Darci informou sobre o corte de 19, mas também houve transplante de sete e serão plantadas dezenas nas Avenidas Rio Branco, Presidente João Goulart, proximidade da Faculdade Estácio de Sá e na rua Dr. Costa Reis, no Bela Aurora.
José Mansueto Fiorilo (PDT) reconheceu “um pouco de transtorno” para os que moram nas proximidades das obras, mas pondera quanto aos benefícios para a Dom Silvério e principalmente para milhares de juiz-foranos dos bairros da zona Sul.
Impactos principalmente aos moradores da rua Belmiro Braga foram considerados pelo vereador Wanderson Castelar (PT). Ele ponderou que tinham uma vida pacata em função do pouco movimento de veículos e chamou atenção para o funcionamento de uma creche e uma escola na via.
Rodrigo Tortoriello afirmou que a segurança será oferecida da mesma forma que nas Avenidas dos Andradas e Itamar Franco, com fluxo ainda maior de trânsito. Quanto à poluição sonora, argumentou que estudos revelam que o congestionamento gera mais problemas do que o trânsito.
Aos que revelaram temor pelo comprometimento de imóveis antigos, o secretário adiantou que a base dos prédios foi reforçada. As obras tornaram necessária a transferência da feira da Belmiro Braga para a rua Dom Viçoso. O secretário disse que o resultado foi tão positivo que há pedidos para que não retorne ao ponto original mesmo após a conclusão dos trabalhos.
Sobre a obra
Ampliar a capacidade e aumentar a fluidez da Dom Silvério são buscadas pela Prefeitura por meio das intervenções na rua, que terá um trecho em mão única. Além de obras físicas na via e proximidades, será alterada a mão de circulação e readequada a sinalização das ruas Dom Silvério, Barão de Aquino, Belmiro Braga, Moraes e Castro e Avenida Vasconcelos. Estão sendo investidos cerca de R$ 1 milhão provenientes da Secretaria de Transportes e Obras Públicas do Estado, com contrapartida da PJF.
A rua Belmiro Braga teve a base asfáltica reforçada e passou por recapeamento. Foram criados recuos para estacionamento e embarque e desembarque do transporte coletivo urbano.
As ruas Barão de Aquino e Dom Silvério também foram recapeadas e o trevo localizado na Rua Dom Silvério está sendo remodelado, para que os ônibus acessem à Avenida Barão do Rio Branco.
Informações: 3313-4734 / 4941 – Assessoria de Imprensa